Seu Amauri Benicio de Salles era natural de Catolé do Rocha na Paraíba, veio para o estado de São Paulo no intuito de ter uma vida melhor. Uma pessoa semianalfabeto que chegou no interior do estado aos 19 anos para trabalhar na roça de algodão na cidade de Martinópolis.

Naquela época, recebia por colheita. Todos trabalhavam durante um ano para só depois receber seu salário. Após este período, com o salário em mãos decidiu investir na sapataria do primo como sócio. A sapataria ficava localizada na cidade de Pracinha, antiga Maripá, e fazia somente concertos.

Um tempo depois, este primo foi embora para São Paulo e vendeu sua parte da sapataria para Amauri continuar com os consertos de calçados. Aos poucos, ele teve a ideia de colocar alguns produtos novos para vender e começou com alguns calçados. Cresceu! E chegou o momento de parar com os consertos da sapataria e ter o foco somente com a venda de calçados e confecção.

Foto do prédio onde era a loja de seu Amauri em Pracinha, a fachada está do mesmo jeito até hoje, Fonte: Arquivo pessoal Família

Em 196,4 ele montou sua primeira loja em Osvaldo Cruz, a Guedes Magazine. Mas só em 1966 foi que ele se mudou com a sua família para Osvaldo Cruz. Vieram a esposa, Isolina Capistrano de Sales, que sempre ajudou seu Amauri desde a primeira sapataria mesmo com seus filhos pequenos, e os três filhos, a Vera Lúcia Salles, Paulo Sérgio Capistrano de Salles e a Casula Vilma Lúcia Capistrano Salles de Queiros.

Na foto seu Amauri na loja com endereço atual, Fonte: Arquivo Pessoal Família

Sua loja sempre foi na Avenida Brasil, porém, mudou de endereço várias vezes com o passar dos anos. Até o momento que seu Amauri conseguiu comprar o terreno do atual endereço da loja, onde a loja está há mais de 29 anos em atividade. Uma curiosidade sobre a loja, é que poucos sabem que o nome Guedes é em homenagem a mãe de seu Amauri, que tinha o sobrenome Guedes e seu Amauri era conhecido por todos por este sobrenome.

Loja atual a mais de 29 anos no mesmo endereço, Fonte: Arquivo Pessoal Produtora

Há dois anos seu Amauri faleceu. Mesmo com sua idade avançada, ele fazia questão de estar na loja todos os dias. Os filhos dele seguem cuidando do legado que o pai tanto lutou para construir, todos têm formações e atuam em áreas diferentes, conciliam a loja do pai com seus afazeres. Uma das irmãs, a Vera, tem uma loja de calçados e confecções em Herculândia, os outros dois irmãos cuidam da loja do pai em Osvaldo Cruz.


Conta pra gente a sua história com a Guedes Magazine. Conheceu o seu Amauri? Não deixe de comentar e compartilhar com todas as pessoas que você conhece. Caso tenha alguma sugestão, deixe nos comentários.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui