Conheça Jovecino Lopes, o Mariel, verdadeiro compositor da famosa música fuscão preto. Nascido em Getulina, cidade que fica próxima a Marília interior de São Paulo, passou a maior parte da infância em Tupã/SP e veio para Osvaldo Cruz na sua adolescência. Aos 19 anos, ele foi para São Paulo em busca de reconhecimento na indústria da música e por lá viveu 46 anos.

Nesse período, antes de ir para São Paulo, tinha seus programas de Rádio aqui na região, cantava e se apresentava em várias cidades próximas, como Quatá, Varpa e Santalina.

Fonte: Arquivo Pessoal

Aos 72 anos, Mariel, como é conhecido por todos, conta que sentia muita saudade da família na época em que viveu em São Paulo, porém teve a ajuda de vários anjos que contribuíram muito com a sua trajetória.

A música Fuscão Preto é composição dele e de seu primeiro parceiro de dupla, o senhor Atílio Versuti. Foi criada em 1974 e cantaram esta música durante quatro anos sem gravar ou registrar de nenhuma forma. O primeiro disco foi gravado somente em 1978 e teve quatro discos gravados, foi a realização do sonho que tanto foi buscar na cidade grande. Conseguiu contrato com a gravadora Copacabana e decidiu encerrar antes do contrato acabar após perder o seu parceiro, ele acreditava que nunca mais voltaria a cantar.

Fonte: Arquivo Pessoal

Mariel cantou com grandes nomes da música sertaneja como Zezé de Camargo, Chitãozinho, João Mineiro e Marciano, Teodoro e muitos outros artistas reconhecidos que eram amigos dele na época.

Após todo o ocorrido de resolver voltar para o interior, dizia para todos que era o autor da música e ninguém acreditavam, até achavam graça da situação. Mas foi através da sua neta, Kerolen Daiane Lopes, jornalista, que ele foi reconhecido ao produzir um vídeo contando sua história para um trabalho da faculdade e postar no seu canal, ela fez com que uma emissora de televisão notasse a história e viesse até Osvaldo Cruz contar sobre o verdadeiro compositor da música.

Foto do momento que Mariel foi homenageado no Domingo Show da record, Fonte: Arquivo Pessoal

Depois do ocorrido, seu Mariel lançou seu livro e ganhou um disco de ouro como compositor, aqui na cidade foi homenageado com uma moção de aplausos e ganhou um troféu de reconhecimento por sua linda composição.

Seu Mariel canta até hoje, faz shows aqui na região e canta em rádios, ele sonha em um dia ter condições de viajar pelo Brasil todo cantando e levando sua alegria para todos que o rodeiam.

Na foto a dupla atual Zé Viola e Mariel, Fonte: Arquivo Pessoal

Você conhece a música fuscão preto? Nos conte se teve algum momento marcante com ela e compartilhe com mais pessoas para conhecerem a história do compositor que é morador aqui da nossa cidade.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui