Apesar de nossa cidade ter uma grafia diferente, seu nome vem de uma homenagem proposta pelo Pioneiro Max Wirth a um dos maiores cientistas da história!

Origem

Oswaldo Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga, aqui mesmo no Estado de São Paulo em 5 de agosto de 1872.

Desde muito jovem, se dedicou aos estudos e com muito foco e paixão pelo aprender e pela biologia ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, com apenas 14 anos.

Oswaldo Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre
Foto: Autor Desconhecido / Divulgação

Doutor além mar

Estudou na mesma faculdade até 1892 quando finalizou seu doutorado defendendo a tese da Veiculação Microbiana Pelas Águas, o que o lançou para além mar. Após receber suas honras como Doutor, mudou-se para Paris, onde estagiou no Instituto Pasteur e, em seguida, foi para a Alemanha para continuar atuando e aprendendo mais.

Influente

Voltando ao Brasil, atuou como pesquisador até ser nomeado diretor-geral da Saúde Pública do Rio de Janeiro, estado onde se formou anteriormente e que fez seu lar.

Ali iniciou as famosas brigadas de “mata-mosquitos”, ações de Agentes Sanitários que iam de casa em casa eliminando focos de mosquitos que transmitiam a febre amarela

Oswaldo Cruz: Um grande cientista brasileiro - Epidemiologia, medicina
Foto: Autor Desconhecido / Divulgação

Medicina Moderna

O médico e sanitarista se tornou ainda maior por ser o pioneiro da conhecida Medicina Experimental no Brasil, ou seja, participava ativamente em desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Entre seus maiores destaques está o combate intenso ao surto de Peste Bubônica no litoral paulista e a completa erradicação de doenças endêmicas no Estado do Rio de Janeiro

Seu legado

O caminho trilhado por Oswaldo Cruz garantiu hoje as vacinas de Febre Amarela e Varíola, que salvam anualmente vidas. O desenvolvimento delas foi ponto principal para a erradicação das doenças que mais matavam no período que retornou ao país.

SciELO - Brasil - Oswaldo Cruz Oswaldo Cruz
Foto: Autor Desconhecido / Divulgação

O Imortal

Foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras e logo após assumiu o cargo de Prefeito da cidade de Petrópolis. Pouco tempo depois, em 11 de fevereiro de 1917, o lendário cientista partiu, deixando para trás cura e inspiração para todos que amam a ciência!

No Dia Nacional da Saúde, tributo a Oswaldo Cruz, cientista que enfrentou a  ignorância do século passado
Foto: Autor Desconhecido / Divulgação

Leia também: Suíça, Califórnia e Osvaldo Cruz: As viagens do pioneiro osvaldo-cruzense que da nome a famosa avenida.


E você conhecia a história do importante cientista?

Conte para nós nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para [email protected]!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui