Desde 1941, um prédio histórico da região central de Marília abrigava a Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”. Com o tempo, o lugar repleto de livros ficou pequeno para a quantidade de histórias que os leitores sonhavam em criar. Assim, iniciou-se o processo de mudança para outro prédio, modernizado, tecnológico, criando um espaço que dialoga tanto com o leitor tradicional, acostumado às folhas, quanto aos novos leitores, que convivem desde cedo com a rapidez da tecnologia e da internet.

Antigo prédio da Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”

Com a missão principal de incentivar e cultivar o hábito da leitura, a Biblioteca atua com o conceito de “biblioteca viva”. Na prática, significa promover ações que estimulem o envolvimento da população com o lugar, trazendo uma atmosfera de acolhimento e sentimento de pertencimento. Para André Gomes, secretário da Cultura de Marília, “A ideia é não ser apenas um depósito de livros, e sim um espaço de integração social e de construção de conhecimento”.

Após a mudança, concluida em 2017, a Biblioteca passou a oferecer programas de integração permanentes, pensados especialmente para cada faixa etária e com o objetivo de atender os diversos segmentos e interesses do público. Atualmente, são mais de 10 mil sócios, um acervo completo com 28 mil unidades – entre livros, enciclopédias, jornais, revistas, CD’s, DVD’s, literatura em braile, etc. -,  que movimentam cerca de 130 pessoas diariamente. O prefeito Daniel Alonso comemora o sucesso e a revitalização da nova Biblioteca, “Hoje, a Biblioteca atrai um número bem maior de pessoas e oferece as melhores condições aos usuários, inclusive com total acessibilidade”.

Novo espaço, localizado na Rua São Luiz

Oficinas da Biblioteca

São treze programas ao todo, dos mais variados temas, com duração entre 6 meses e 1 ano, entre eles você pode encontrar até cursos de informática, Arteterapia, Espanhol e Yoga.

Janela Literária

Todos os primeiros sábados de cada mês, o espaço da Biblioteca se transforma em um evento cheio de atrações artísticas, oficinas, apresentações musicais, dança, exposições fotográficas e muito mais.

Clube de Leitura “Leia Mulheres”

O projeto surgiu universalmente em 2014, sendo implementado em Marília pela Biblioteca em 2018. O intuito é incentivar e prestigiar a leitura de obras escritas por mulheres.

Como ficar sócio

O processo é super simples e rápido: necessário apenas se apresentar pessoalmente na Biblioteca, levando RG, CPF, um comprovante de residência e email para cadastro. Também é necessário pagar uma taxa de R$ 2,50 se você for menor de 12 anos, ou R$ 5,00 se tiver mais de 12 anos.

A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h45.

No vídeo abaixo você pode conhecer um pouco do espaço e ficar ainda mais com vontade de fazer uma visita!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui