Olímpia é uma cidade tão reconhecida pelo Thermas dos Laranjais e pelo Hot Beach Olímpia que esquecemos de olhar para a sua história, de como tudo surgiu até os dias de glória. E o pontapé inicial foi no século passado, Antônio Joaquim Miguel dos Santos foi quem começou o povoado destas terras.

Ele batizou o local de Sertão dos Olhos D’água pelo alto número de nascentes. Era cortado pelo Rio Turvo, pelo Rio da Cachoeirinha e por pequenos tributários. Ao total, são 60 córregos no município e uma parte é responsável pelos tributos do Córrego dos Olhos D’água que corta Olímpia e corre entre as margens.

Foto: Prefeitura Municipal de Olímpia

A fundação foi exatamente no dia 2 de março de 1903 pela doação de 100 alqueires de terras para o Patrimônio de São João Batista dos Olhos D’água. A escritura foi lavrada no Cartório do 1° Tabelião Francisco de Almeida Silvares, em Barretos, e registrada dia 9 de julho de 1903.

A área do Patrimônio corresponde as ruas Benjamin Constant, Avenida Mário Vieira Marcondes, Síria, Avenida Waldemar Lopes Ferraz, Dr. Antônio Olímpio e Avenida Dr. Andrade e Silva. Os proprietários das terras pagam algo para a Fábrica da Paróquia. Sendo assim, São João Batista é o padroeiro da cidade.

É a principal igreja de Olímpia e está localizada na praça da Matriz, é reconhecida como Igreja Matriz de São João Batista. A sede é na rua Dr. Antônio Olímpio que foi criada e instalada no dia 13 de março de 1910.

Foto: Prefeitura Municipal de Olímpia
Foto: Facebook Paróquia São João Batista de Olímpia

Um distrito de nome de Vila Olímpia nasceu dia 18 de dezembro de 1906 pela Lei Estadual n°1.035 no governo de Dr. Jorge Tibiriçá. Foi um engenheiro, Robert John Reid, quem pediu ao governante o nome de Vila Olímpia em homenagem a sua afilhada e filha do político.

Já o município, em terras de desmembramento com Barretos, foi criado em 7 de dezembro de 1917 pela Lei Estadual n°1.571 no governo de Dr. Altino Arantes. A instalação oficial foi dia 7 de abril de 1918.

Foto: Prefeitura Municipal de Olímpia

Entre a Mesorregião da Alta e Média Araraquarense e a Microrregião de divisor Turvo-Grande, está o município de Olímpia com 83km². Tem em sua disposição os distritos de Olímpia (a sede), Baguaçú e Ribeiro dos Santos.

Em resumo, São João Batista é o padroeiro porque os doares de terras eram devotos a este santo, quem nasce Olímpia é olimpiense e a cidade também é reconhecida como Noiva Sertaneja, Cidade-Menina e Capital Nacional do Folclore.

Fonte: Prefeitura Municipal de Olímpia

Foto de capa: Prefeitura Municipal de Olímpia


Você conhecia? Sabe de mais alguma informação? Conte para nós!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Olímpia e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui