Já diria o sábio: “uma imagem vale mais que mil palavras”.  Lendo esta frase, a maioria dos leitores pode pensar em uma fotografia. Porém, um movimento vem mudando esta realidade. O Urban Sketchers inspira as pessoas de forma diferente: desenhando locais.

Um homem, uma ideia e um desenho

 o jornalista espanhol e residente nos Estados Unidos, Gabriel Campanario, foi quem criou o movimento, relatando as notícias de forma mais criativa e autoral. Em dezembro de 2009 este movimento de entusiastas pelo desenho de rua tornou-se uma organização sem fins lucrativos, com corpo diretivo e conselho.

O crescimento e a chegada no Brasil

Atualmente, o Urban Sketscher conta com mais de mil correspondentes em todo o mundo. Já imaginou quantas belezas já foram desenhadas? Em 2011, o grupo ganhou uma versão nacional oficial e, atualmente, já é representado em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba, Goiânia, Natal, Fortaleza, Brasilia, Vitória, Belo Horizonte, Aracajú, Araraquara, Santo André, Florianópolis, Maringá, São Carlos, Porto Alegre, etc.

Encontro realizado em Ouro Preto reuniu dezenas de apaixonados pela arte

Valeu muito conferir o material autoral do grupo no Brasil. Siga no Instagram e veja toda a programação no site oficial . Um dos coordenadores do grupo de Santo André, Edward William Kronìg Wandeur, mostrou entusiasmo com o crescimento.

“É um movimento feito por cidadãos que gostam de retratar suas Cidades. O foco são os Patrimônios Materiais e Imateriais, com Aquarela, o lápis de cor, lápis de cera, colagem etc….exploramos possibilidades de criatividade infinitas”.

desenho de uma das casas de Paranapiacaba, produzido por Edward William Kronìg Wandeur

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana como essa e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (3 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Comecei a frequentar meio ocasionalmente, virei assíduo e hoje sou um dos organizadores do Urban Sketchers Florianópolis. O movimento me fez voltar a apreciar o desenho de observação ao ar livre e me proporcionou conhecer muita gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui