Uma das maiores certezas que temos é de que um dia todos nós envelheceremos.

E por mais que evitemos a chegada esse momento, devido às dificuldades que nos está reservada, a terceira idade é um fato a se encarar.

No Brasil, não só 3ª idade, mas também toda a comunidade LGBTQ+, lida com toda uma população preconceituosa, resistente e intolerante,.

Como também, muitos da comunidade seguem lutando contra as mais variadas formas de violência que a sociedade promove, realidade atual do nosso país.

Conseguiu imaginar? Infelizmente, é esse o panorama vivido pela população idosa LGBTQ+. (Créditos: Cristian Newman)

Entretanto, ainda que muitas pessoas desejem o retrocesso, os avanços conquistados pela comunidade podem ser vistos tanto na juventude quanto na terceira idade.

É o caso da ONG Eternamente SOU, de São Paulo.

Entre os eventos da ONG Eternamente SOU estão o “Café & Memórias LGBT 50+”, “Seminário Velhices LGBT” e “Papo DiversIDADE”. (Créditos: Reprodução/ EternamenteSOU)

A organização, criada em 2017, tem como missão lutar em prol de um envelhecimento ativo, digno e acolhedor para as minorias LGBT 60+

Lá, os participantes são convidados a compartilhar suas histórias de vida e superação, processos de aceitação interna e da comunidade LGBT, como também suas lutas e resistências frente ao preconceito, desrespeito e homofobia do país.

A partir disso, o projeto procura oferecer apoio psicológico a homo, bi e transexuais da terceira idade, através do atendimento psicoterapêutico gratuito.

O Brasil é o país que mais assassina transexuais do mundo, segundo dados de 2018 da ONG Transgender Europe (TGEU).
(Créditos: Reprodução/ EternamenteSOU)

A ONG recebe pacientes com 50 anos ou mais, com atendimentos em grupo ou individuais pelo Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas, localizado no bairro da Consolação, em São Paulo.

Os acompanhamentos têm duração de 2 meses, por conta da quantidade de pacientes a serem atendidos, e todos têm a possibilidade de encaminhamento para a rede pública, após o período.

As incrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 94783-8352.

Faça parte dessa corrente!

Fontes: Hypeness; UOL.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui