Todos por uma causa: comerciantes e copiadoras entraram na missão de ajudar os o ‘trabalhador’ da vez. Em apoio a busca de empregos, as empresas passaram a imprimir currículos de graça para os desempregados.

Já se foram os tempos em que com apenas uma moedinha de 10 centavos as impressões eram feitas em qualquer esquina.

A ação solidária vem acontecendo em cidades como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e agora também em Goiânia.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou o primeiro trimestre de 2019 com 13,1 milhões de desempregados. (Créditos: Felipe Coelho/ Reprodução/ Instagram)

Desde abril, o movimento vem oferecendo uma corrente do bem, no qual tanto o desempregado, quanto a copiadora, saem beneficiados, uma vez que os ajudados retornam a empresa posteriormente.

Em Goiânia, o empresário Guilherme Maranhão comenta que chegou a ajudar pelo menos 300 desempregados, com impressões e cópias de currículos.

“O que para gente era muito barato fazer, para eles é bastante custoso. Pensamos, por que não oferecer de graça para essas pessoas o que para a gente custa tão pouco? Fazer o bem pode custar barato”, conta o empresário, dono de duas unidades de copiadora.

Em goiânia, a ideia que surgiu há quase três meses pelo pai de Guilherme, Zoroastro Maranhão, ganhou repercussão quando o cliente Felipe Coelho compartilhou a ação em suas redes sociais.
(Créditos: Felipe Coelho/ Reprodução/ Instagram)

Na copiadora de Guilherme, caso fossem arcar, os clientes pagariam R$ 1 pela impressão e cópia. Um valor quase simbólico, mas que no bolso do desempregado do país representa uma grande falta.

Entre impressões e cópias

O evento que teve nova repercussão no Brasil não é uma ação isolada. O gesto de imprimir currículos de graça para ajudar desempregados é feito nos Estados Unidos desde 2016.

Naquele ano, as unidades da Alphagraphics brasileiras anunciaram o serviço gratuito inspiradas na matriz norte-americana, que chegou a liberar a impressão de 5 cópias em preto e branco de currículos, com até duas folhas.

Quantas promotoras do bem como esta, podemos encontrar por aqui? Conte para nós!

Fontes: SNB; G1; Exame;


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui