A população LGBTQI+ ainda é vista com muito preconceito pela sociedade brasileira. A falta de visibilidade ou a representação estereotipada em conteúdos publicitários, além de serem fruto desse preconceito, ajudam a reforçá-lo.
Para diminuir esse efeito na publicidade, uma ONG gaúcha chamada Viva Voz criou um banco de imagens LGBTQI+ com fotos que não sejam estereotipadas. A versão beta do projeto Tem Que Ter foi lançada no último dia 25 e já está disponível para uso.
A galeria reúne cerca de 150 fotos de pessoas comuns da comunidade e não de atores contratados e estão disponíveis para download gratuito. Elas foram feitas por cinco fotógrafos diferentes em São Paulo e Porto Alegre e buscam mostrar pessoas nas mais diversas situações.
O projeto Tem Que Ter foi realizado a partir de uma iniciativa chamada SaferLab. A iniciativa é idealizada pela Safernet em parceria com o Google.org e Unicef Brasil e concedeu 14 bolsas para projetos que visassem acabar com o discurso de ódio na internet.
Na aba sobre nós no site do banco de imagens, as publicitárias afirmam que a representatividade da população LGBTI+ na internet é quase nula no Brasil. “A publicidade tem poder e é responsável por transformar o jeito que pensamos e agimos. Dessa forma, é necessário aprofundarmos a discussão sobre o papel de marcas, produtos e serviços na promoção da diversidade”, complementam.
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