Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

A seringueira da praça Saturnino de Brito, no centro de Marília, abriga um morador inusitado para a área urbana: um Sagui!

Ninguém sabe ao certo como o miquinho chegou na seringueira da praça, mas tempos atrás foram vistos pequenos grupos de saguis pulando os postes e se pendurando nas fiações elétricas do centro. O da Saturnino de Brito deve ter parado por lá nesta época ou sido abandonado pelos pais quando filhote.

O que se sabe é que ele virou personagem esperado por muitas pessoas, principalmente pelas crianças. E que só se alimente pela ação de generosos cidadãos que deixam comidas e frutas numa vasilha na árvore.

Foto: Solutudo

Da espécie mico-estrela, conhecida também como sagui-de-tufos-pretos, o bichinho não encontra frutas e nem alimentos da natureza. Além de estar no coração urbano de Marília, sem qualquer bosque ou mata nas imediações, este tipo de macaco não é desta região de Mata Atlântica e nem desta região do Brasil.

É um macaquinho do cerrado e da caatinga, mas que começou a chegar em Marília através dos caminhoneiros que cruzavam a Bahia e outros pontos do país, em especial o Nordeste. Nas voltas para a cidade, acabavam comprando na beira das estradas filhotes destes miquinhos – vendidos clandestinamente – para presentear seus filhos.

Foto: Solutudo

Porém, quando os micos cresciam, ninguém mais conseguia criá-los. O motivo? Ficavam ariscos ao toque e chegavam a morder sem dó. Desse modo, muitos eram deixados nas matas no entorno dos itambés (vales) de Marília e na represa Cascata.

Foto: Solutudo

E você, já viu esse ilustre morador de Marília por aí?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui