Nos dias 31 e 1 de outubro, a Secretaria de Cultura inaugura dois projetos de extensão de leitura. Eles foram idealizados pela Biblioteca Municipal com o apoio de instituições sociais de Marília.

Essa ação tem como objetivo expandir os serviços da biblioteca, promovendo o acesso, a troca e circulação de livros, de informação e cultura. Além disso, incentiva a prática e mediação de leitura a pessoas que não possuem acesso ao centro.

Uma pesquisa de 2016 apontou que quase metade da população brasileira não se diz leitora, e projetos de leitura podem reacender essa paixão nas pessoas pela leitura.

Farmacinha da Leitura

Ontem (29), foi inaugurada a segunda Farmacinha da Leitura, na USF do Jardim Flamingo, a primeira sendo na USF Palmital. Elas levam a leitura para dentro das unidades, dando um pouco de diversão aos que aguardam atendimento.

O projeto se baseia no tratamento conhecido como biblioterapia. Essa terapia trabalha no alívio de dores físicas e emocionais através da leitura de contos, histórias, poesias e crônicas.

Árvore da Leitura

Esse projeto será inaugurado amanhã (31), a partir das 8h30, no Centro Dia ‘Irmã Dilma”. Sua proposta é auxiliar na saúde física e emocional da terceira idade, assim como no lazer e bem-estar. A ideia foi colocada em prática a partir do interesse que os próprios idosos tinham na leitura.

O nome “árvore da leitura” faz referência à pessoa idosa, um ser de longevidade, cheia de histórias e transmissora de sabedoria.

Bibliotecando na Fundação Casa

O último projeto a ser apresentado será inaugurado na Fundação Santa Casa de Marília, no dia 1º de novembro. 

A instituição remodelou sua biblioteca, recebendo doações para melhorar seu acervo e organizando um novo espaço. Além disso, fará oficinas culturais e mediações de leitura, a fim de estimular essa prática e trazer lazer aos jovens.


Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui