Onde antes era apenas um depósito de lixo, com o solo e a plantação toda devastada pela queima e seca do local, agora se pode ver brotar plantas, árvores e hortaliças. O projeto idealizado e coordenado pelos ambientais André Luis Lima, Johnny Thiago de Santana e João Carlos Tramarim se inicio em julho de 2021, no Bairro Maracá, zona norte do município de Marília. E cada vez ganha mais força, como na união com o projeto Doce Futuro que implementa as abelhas sem ferrão como polinizadoras locais.

Segundo um dos coordenadores do projeto, André Luiz Lima, esta área estava há anos sofrendo queimadas constantes, recebendo descartes de lixos e entulhos, o que a tornava criadouro de animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, ratos, baratas e mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya. 

A recuperação da área conta com uma força conjunta também da prefeitura municipal, por meio da secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebendo a orientação técnica do gestor ambiental do município, além dos próprios moradores.

Utilizando o método de reflorestamento, intercalando culturas alimentares através de sementes crioulas, recuperação de nascentes utilizando o método caxambu, objetivando a vegetação ciliar, e a criação de abelhas sem ferrão, eesponsáveis por 76% da polinização das plantas e alimentos.

“O projeto promove a soberania, educação e segurança alimentar. Estamos recuperando quatro nascentes que estavam assoreadas. Plantamos, ainda, além dos alimentos, mais de 7.500 árvores nativas. O local também será usado em breve para propagação da educação ambiental, onde alunos,  da rede básica de ensino, poderão visitar o espaço para aprenderem, de forma prática, sobre agrofloresta e meliponicultura”, destacou o coordenador Lima.

Nesse ecosistema de recuperação de solo, além de melhoria do local, evitando danos e degradações, melhorando a qualidade do ar, fauna e flora, ainda é gerador de alimentos que são doados a instituições e pessoas mais carentes.

Legal né?! Por mais ações como essa na nossa cidade!

Fotos: Cassiano Rodrigues Leite – Chefe do Meio Ambiente

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui