Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

“Formação, paciência e persistência”. Com estas três palavras o educador físico, advogado e especialista em Medicina Oriental, Kun Mo Bang sintetizou sua mensagem aos educadores físicos de Marília. O discurso foi proferido na tarde deste dia 1º de setembro, quando se celebra a data do profissional da Educação Física. A história de Bang com a Educação Física começou justamente em Marília, cidade que o acolheu em 1971.

Nascido em Seul, capital da Coreia do Sul, Bang chegou ao Brasil no mesmo ano em que escolheu Marília para viver. Na época, veio a convite do então presidente da República, o general Emília Garrastazu Médici (28º presidente do Brasil, que governou o país de 1969 a 1974, e viveu entre 1905 e 1985).

“Em 1968, durante a Guerra do Vietnã, um mestre de taekwondo ganhou fama internacional ao render, sozinho e sem qualquer arma, 28 vietcongues. Naquela época, os militares do Brasil ficaram impressionados com a arte marcial do taekwondo e decidiram treinar as Forças Armadas”, contou Bang, grão-mestre da arte marcial coreana.

Ao lado de outros dois mestres com titulação internacional, o educador físico imigrou para o Brasil. Aqui chegou em 1971, sendo recebido pelas autoridades militares na capital São Paulo. Meses depois, decidiu se estabelecer em Marília e na época a cidade não tinha 100 mil habitantes. Passou a ensinar o taekwondo para os policiais militares, transmitindo as técnicas de dominação e golpes eficientes da arte marcial.

“Amo Marília, amo os mariliense”, afirmou. Mesmo convivendo no Brasil há meio século, Bang confidenciou que ainda tem dificuldades para compreender o idioma português, o que o faz estudar a língua portuguesa uma hora por dia. Anos depois de radicado em Marília, cursou Educação Física.

“Prestei vestibular e me lembro que fiquei meio receoso com a redação, tive que escrever uma dissertação sobre o carnaval. Bom, decidi escrever sobre mim, ou seja, um estrangeiro recém-chegado ao Brasil que acabara de conhecer o carnaval, seus aspectos turísticos e sua alegria”, e assim não zerou na prova. Concluiu Educação Física como um dos melhores alunos da turma e, em seguida, fez pós-graduação. Em 1986 publicou e distribuiu gratuitamente o primeiro livro de estudos do taekwondo no país: ‘Taekwondo no Brasil: um estudo introdutório’. Kun Mo Bang recebeu homenagens nesta quarta-feira, dia 1º, do recém-criado Conselho de Educação Física Empreendedora, vinculado à Associação Comercial e Industrial de Marília, a Acim.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui