O paratleta mariliense Daniel Tavares Martins, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para disputar o Campeonato Mundial de Atletismo.

A competição acontecerá em Dubai, de 7 a 15 de novembro, valendo vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Biografia

Daniel nasceu em Marília, no ano de 1996. Ele cresceu em uma família humilde e desde cedo aprendeu que suas conquistas viriam com muita honestidade e luta.

Para ajudar nas despesas de casa, o futuro atleta catava latinhas nas ruas e vendia balas no terminal urbano da cidade. Quando sobrava algum dinheiro, gastava com passagens de ônibus para os seus treinos, senão enfrentava uma caminhada longa até o local.

Indo para o treino um dia, Daniel sofreu uma crise de epilepsia e convulsão e, depois de muito exame e acompanhamento médico, foi diagnosticado com deficiência mental.

Não desistindo do atletismo mesmo depois do susto, Daniel continuou nos treinos. Em 2013, ele foi apresentado ao Celso Parolisi Filho, profissional que fundou Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI). A partir daí sua carreira só decolou.

Com várias conquistas, Daniel Tavares Martins passou a ganhar cada vez mais reconhecimento no cenário paralímpico nacional. Todo esse caminho o levou à convocação para a Seleção Brasileira, e agora o mariliense representa sua cidade e seu país internacionalmente.

Daniel no Mundial de Atletismo Paralímpico de Londres, em 2017 (Foto: Divulgação/Facebook)

Prêmios e Recordes

O paratleta possui uma grande bagagem de vitórias. Em 2015, por exemplo, se tornou o primeiro deficiente intelectual do país a conquistar uma medalha de ouro em um mundial de atletismo. No ano seguinte foi o primeiro a ganhar uma medalha de ouro em Paralimpíadas

Além disso, Daniel possui as seguintes conquistas:

  • Recordista mundial e paralímpico na prova dos 400 metros rasos, classe T20;
  • Revelação Paralímpica 2015 – Pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);
  • Recordista brasileiro das provas do 100, 200 e 400 metros rasos classe T20;
  • Recordista mundial de revezamento 4×100 e 4×400 metros rasos, classe T20.

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui