Uns chamam de garapa, outros de caldo de cana, na dúvida qualquer nome vale para dizer que quer um copo bem gelado da bebida doce e refrescante extraída da cana-de-açúcar no processo de moagem.

Em Marília temos vários garapeiros, nome dado para a pessoa que faz este processo de extração da cana. Cada qual usa de seus diferenciais para atrair os clientes. O Seu ou Sr. Carlos, é o próprio diferencial, com um sorriso sempre aberto, simpatia e boa conversa, faz do seu ponto de venda um lugar de relaxamento.

Carlos Berguini, ou melhor seu Carlos, chega cedo todos os dias e estaciona sua perua kombi no terreno vazio, localizado bem na entrada do bairro Cavalari, zona oeste de Marília. E começa a organização e o processo de instalação do seu ponto de venda das garapas.

A primeira coisa é montar o toldo, feito com uma lona de plástico azul, que se tornou sua referência. Depois coloca as cadeiras de área também azul, e organiza o restante do processo para iniciar a moagem das canas a medida que chegam os clientes.

O caldo-de-cana é feito na hora, pode ser comprado em copo pequeno, grande, um litro e também as garrafas de 2 litros. As opções são da tradicional com limão, abacaxi, maracujá e com gengibre.

Com 68 anos seu Carlos já está no ramo da garapa há mais de 6, quando se aposentou. E com toda sua alegria e disposição moe mais de 7 dúzias de cana-de-açucar ao dia, são mais de 70 copos de garapa vendidas diariamente.

E quando pergunto sobre seu sucesso ele logo diz:

“É estar todos os dias aqui, até de domingo eu venho, e sempre receber meus clientes com alegria, porque aqui é hora deles relaxarem, e faço isso porque gosto, problemas não trago pra cá.”

E realmente aquele lugar é para relaxar, durante todo o dia, se vê alguém ali sentado nas cadeiras, tomando o conhecido caldo cor de caramelo que acalma e nutri o organismo. Fonte de glicose é excelente para dar energia aos músculos.

Considerado o melhor açúcar natural, tem grande teor relaxante devido a substância octacosanol encontrada na cana, que é tranquilizante e reduz estresse. Estudos comprovam que a garapa também é alcalina e, por isso, pode auxiliar no combate de doenças.

Por esses razões, cada vez que paramos na barraca da tenda azul ficamos mais felizes, tranquilos e nutridos de boa conversa e excelente bebida, sentindo o corpo saudável!

E você, já tomou a garapa do Seu Carlos?


Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui