A cidade de Marília recebeu, na última terça-feira (5), o título Município de Interesse Turístico (MIT). A oficialização veio durante uma sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Com isso, a partir de agora, o município tem direito a receber recursos para aplicação em projetos de infraestrutura turística.

Segundo Cássio Luiz Pinto Júnior, atual Secretário Municipal da Administração e ex-Secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, a cidade tentava a oficialização do título desde 2013.

“Só temos que agradecer o apoio do deputado João Caramez e à ajuda valorosa de muitas entidades e pessoas apaixonadas pela cidade e pelo turismo receptivo”, afirmou o secretário.

O título também foi comemorado pelo prefeito da cidade, Daniel Alonso. “Foi mais uma grande conquista para a nossa cidade e estamos muito felizes. […] Agradeço ao deputado João Caramez e aos secretários Cassinho e Nelson Mora pelo empenho para que esse reconhecimento fosse oficializado”, diz.

O atual secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, destacou a conquista da cidade. “Além de ser a Capital Nacional do Alimento, agora é também Município de Interesse Turístico”, afirma.

Projeto “Praça do Mirante”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para que possa receber o recurso de MIT, o município precisa da aprovação do projeto “Praça do Mirante”, feito pelo arquiteto Manoel Ortiz, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

A obra será feita entre a Via Expressa Sampaio Vidal e a Rua Augusto Genta, na zona sul da cidade, e será a primeira a se contemplar deste recurso.

Enquanto este projeto não é aprovado, que tal você tirar um tempo para conhecer os outros pontos turísticos de Marília? A Solutudo separou uma lista com os 7 lugares mais tradicionais da cidade para você visitar. Confira:

1. Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”

O Bosque Municipal de Marília é uma área reservada de mais de 173 mil m² que foi desapropriada em 1942, tornando-se espaço público de lazer e estudos. Em 1974, foi inaugurado como Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”, em homenagem ao empresário e então vereador da cidade.

Foto: Reprodução/Google

Atualmente, o local conta com mais de cem espécies de plantas, provenientes da Mata Atlântica do Interior. Essas espécies foram muito exploradas e quase desapareceram, por isso, o bosque representa um importante banco genético para ações de reflorestamento na região.

  • Endereço: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1001- Jd. Maria Izabel
  • Telefone: (14) 3454 9886
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 6h às 18h

2. Museu de Paleontologia

Inaugurado em 2004 pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, é o segundo museu do interior do estado com exposição permanente de fósseis de animais que viveram no período Cretáceo, entre 65 e 80 milhões de anos atrás.

Foto: Reprodução/Google

A exposição reúne fósseis de dinossauros, crocodilos, tartarugas, peixes e outros organismos, coletados desde 1993 pelo historiador e paleontólogo William Nava, que também é curador da coleção e coordenador do museu.

  • Endereço: Av. Sampaio Vidal, 245- Centro
  • Telefone: (14) 3413 6238
  • Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

3. Museu Histórico de Pedagógico “Hélio Antonio Scarabôtolo”

Criado em 1959 como Museu Municipal de Marília, tinha como objetivo colecionar e classificar objetos, documentos, quadros e outras obras que constituíam o patrimônio histórico do Município de Marília.

Foto: Reprodução/Google

Em parceria com a Secretaria da Educação, o Museu atende as propostas pedagógicas das escolas, cumprindo seu papel de centro irradiador de cultura.

As exposições são definidas e montadas e a própria Secretaria da Educação bem como as escolas particulares agendam visitações e pesquisas.

  • Endereço: Av. Rio Branco, 1383- Alto Cafezal
  • Telefone: (14) 3413 9930
  • Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30

4. Catedral Basílica de São Bento

A Igreja de São Bento foi fundada em 1928 e idealizada por Bento de Abreu Sampaio Vidal, um dos fundadores da cidade de Marília. Sua inauguração oficial se deu um ano depois, em 1929, sendo a primeira paróquia da cidade. Mais tarde, tornou-se Igreja Matriz de Marília.

Foto: Reprodução/Google

Em dezembro de 1975, a Catedral de São Bento foi elevada à condição de Basílica. A praça em que está localizada foi revitalizada no mesmo ano e se tornou um dos “cartões postais” da cidade.

  • Endereço: Av. Nelsom Spielman, 493- Palmital
  • Telefone: (14) 3433 1030
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h ou de acordo programação e horários das missas.

5. Templo Honpa Hongwanji

O Templo Honpa Hongwanji foi fundado em 21 de janeiro de 1962 com o objetivo de propiciar a prática budista e contribuir para o desenvolvimento cultural e religioso da comunidade local.

Foto: Cleber Fontoura

O local coordena inúmeras atividades e é um dos mais luxuosos templos nipônicos budistas do país.

  • Endereço: Rua José de Anchieta, 531- Somenzari
  • Telefone: (14) 3433 2130
  • Horário de funcionamento: de acordo com as atividades e cultos ou mediante agendamento.

6. Estádio “Bento de Abreu Sampaio Vidal” (Abreuzão)

O Estádio “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, também conhecido como “Abreuzão”, foi inaugurado em abril de 1967.  Sua capacidade máxima é de mais de 15 mil pessoas.

Foto: Reprodução/Google

O local é a casa do time de futebol Marília Atlético Clube (MAC).

  • Endereço: Av. Vicente Ferreira, 152 – Jd. Tangará
  • Telefone: (14) 3221 7613
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 8h às 18h ou em horários de jogos e prévio agendamento.

7. Terminal Rodoviário

A Rodoviária foi inaugurada em 1938, quando o município tinha apenas nove anos de emancipação. Em 2003, mudou de endereço e recebeu um visual novo e que virou “cartão postal” da cidade, recebendo o apelido de “Chapéu”.

Foto: Reprodução/Google

Atualmente, o terminal recebe uma média de dois mil passageiros por dia, mas durante as festas de final de ano, circulam mais de sete mil passageiros.

  • Endereço: Av. Carlos Artêncio, 1001 – Fragata
  • Telefone: (14) 3454-8820

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui