A história do Clube de Cinema de Marília, o CCM, começou lá em 1952, quando alguns jovens encantados com o cinema idealizaram um projeto para fazê-lo mais acessível à população.

Para eles, era importante levantar a questão dessa arte, culturalmente tão rica, além de criar um ambiente apropriado para o debate de filmes e todo meio de expressão do cinema.

O CCM é um dos clubes de cinema mais antigos do Brasil, e dos poucos que se manteve ativo durante os anos. Mesmo em momentos de dificuldade, sempre foram feitas sessões de filmes e eventos para que a tradição se mantivesse.

O primeiro filme exibido foi “A Dama de Xangai” (1947), de Orson Wells, e “Encouraçado Potemkim” (1925), de Serguei Eisenstein. As sessões cheias e o apoio das autoridades municipais eram sinais de que a ideia havia sido recebida de braços abertos.

O interesse da população só aumentava: eram distribuídos boletins sobre os filmes antes de sua exibição, com comentários e aspectos técnicos, buscando esclarecer e motivar o debate após o fim da sessão.

Atualmente, o objetivo do clube é manter viva a memória, a história e suas tradicionais programações em funcionamento, perpetuando belíssimas e importantes vivências para a comunidade mariliense.

Sala de projeção, localizada na Avenida Sampaio Vidal.

Encontrar o Clube de Cinema é muito fácil! Sua sede fica na Sala de Projeção Municipal “Emílio Pedutti Filho”, localizado na Avenida Sampaio Vidal, onde também acontecem todas as exibições de filmes.

O Clube possui programações específicas para sócios, como oficinas de formação cinematográfica, workshops, palestras e também exibições gratuitas abertas ao público.

Como ser sócio

Os futuros sócios devem ir até a sede social do Clube de Cinema, localizado na Avenida Sampaio Vidal, 245, com entrada pelo Museu da Paleontologia, e preencher a ficha de inscrição. A associação tem um custo mensal de R$ 20, ou R$ 240 anuais.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui