A beleza sacra com sua arquitetura, pinturas e vitrais sempre chamam a atenção de quem é apreciador de obras artísticas, sendo ou não religioso. Em Marília, as igrejas sempre tiveram um lugar de destaque, desde a sua fundação, e convergem com a evolução e a história da cidade. Nesta matéria, vamos mostrar quatro igrejas exuberantes da cidade, contando um pouco de suas histórias.

São Bento

A sua construção em estilo colonial e barroco iniciou em 1928 e foi idealizada por Bento De Abreu Sampaio Vidal, um dos fundadores de Marília. Sua inauguração oficial foi em 1929, sendo a primeira Paróquia da cidade e tornando-se a Igreja Matriz de Marília. Em 1952, foi elevada à Catedral e em 1975 se tornou Basílica.

Um dos pontos de maior destaque é, com certeza, o teto que conta através das pinturas feitas pelo monge Dom Agostinho Caputti, a história de vida de São Bento Abade.

A igreja já passou por duas grandes reformas, a última em 2020, e sempre mantendo seu padrão original das cores azul e branco e toda sua característica.

Foto: arquivo São Bento
Foto: arquivo São Bento
Foto: arquivo Registros Históricos

Santo Antônio

Construida no ano de 1924, foi a primeira capela do Alto Cafezal, antigo nome de Marília, feita por Antonio Pereira da Silva, o pioneiro da cidade. Cinco anos depois, em 1929, iniciou-se a construção da segunda capela que se tornou a Igreja de Santo Antônio, mas sua finalização se deu apenas em 1934.

Foi a segunda igreja a se tornar Paróquia na cidade, em 1936. Um dos destaques são as três torres que foram construídas depois e se tornaram a obra final tal qual é hoje. Esta mudança foi feita pelo Padre Victor, iniciada em 1946 e concluída somente em 1958.

Foto: arquivo Santo Antônio
Foto: arquivo Santo Antônio
Foto: arquivo Registros Históricos

Nossa Senhora da Glória

A igreja que fica no coração da cidade, surgiu em 1955 quando os Padres Redentoristas levantaram um barracão no espaço, onde no presente é a Prefeitura da cidade. Esta estratégia teve como propósito facilitar a participação do povo na época nas celebrações das missas.

Depois das Santas Missões, os padres adquiriram um espaço do lado da prefeitura, onde é a Igreja de Nossa Senhora da Glória. O nome é uma homenagem Dogma da Assunção da Virgem Maria ao céu de corpo e alma, proclamado pelo Papa Pio X.

Certamente, um dos pontos fortes desta igreja são seus lindos vitrais. Estes são de responsabilidade de Rui Shigo que colocou flashes do mistério de Maria em seus desenhos.

Foto: Arquivo N.S. Glória
Foto: Arquivo N.S. Glória
Foto: Vitrais

São Judas Tadeu

Uma igreja mais nova e com grande exuberância, sua construção teve início em 1983 por Pe. Pio que se tornou o fundador da igreja concluída em 1988. Um dos destaques é a arquitetura modernista com uma mistura de simplicidade e elegância, como no altar com uma grandiosa cruz envolta em pedras.

Outro destaque são os lindos vitrais, feitos em 1991, pelos escultores Pedro Peroz e Cesário Cepero que retratam através das obras de pintura passagens bíblicas do evangelho, criando um grande espetáculo de cores com luminosidade do sol refletido.

Localizada no bairro palmital da cidade, zona norte da cidade, se tornou Santuário em 2017.

Foto: arquivo Registros Históricos
Foto: arquivo São Judas – altar
Foto: arquivo São Judas – vitrais

São Miguel

Criada no dia 3 de maio de 1955, passou em 1957 a receber o título de Paróquia. Inicialmente, era conduzida por padres capuchinhos e somente em 1992 passou a ser conduzida por padres diocesanos.

Foi a terceira da cidade de Marília a ser transformada em Paróquia na cidade, localizada no bairro que leva seu nome e tem uma arquitetura lindíssima.

O prédio da igreja de São Miguel já passou por duas reformas para ampliação de sua área. Uma iniciada em 1959 e a outra em 1997, está última finalizada em 1999 e a construção de um novo altar com uma obra escultural da Santa Ceia. Também se alterou a pintura externa que antes era apenas amarela para acrescentar detalhes em branco.

Foto: arquivo São Miguel
Foto: arquivo São Miguel
Foto: arquivo São Miguel – altar

Belos locais para um passeio turístico religioso em Marília!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui