Marília é a terra de vários atletas e também jogadores de xadrez! Tanto que neste mês de novembro o empresário, Leandro Custódio, morador da cidade, foi consagrado a Mestre Nacional de Xadrez!

Início da jornada

Aos 5 anos Leandro teve seu primeiro contato com o jogo, porém  devido a baixa idade e a falta de um instrutor.  Só aos 15 anos aprendeu as regras oficiais, graças ao auxílio de um professor, que de inicio tinha o intuito de inserir o aluno na função de organizador de um projeto de Xadrez na Escola. No entanto, devido ao desempenho significativo que Leandro obteve para aprender as regras. O professor insistiu para ele participar do Torneio inter-bairro que a Escola promovia com o projeto.

“Foi a partir de então que eu comecei a estudar Xadrez para competir, pois queria ganhar. Afinal eu tinha em mente que mesmo como iniciante eu tinha a compressão que estudando eu poderia evoluir muito rápido e jogar de igual para igual com os demais. Resumindo, não ganhei o torneio, mas ganhei o prêmio de destaque da competição, foi neste momento também que eu  ganhei meu primeiro tabuleiro profissional. Até então eu estudava minhas jogadas com o xerox do tabuleiro e lápis, marcando e apagando os movimentos, tal é a minha enorme paixão pelo jogo.” destaca Leandro.

Dias atuais

Hoje aos 32 anos, Leandro, possui o legado de  ter conquistado 10x o título de campeão regional, além de dar aula particulares de Xadrez, função que exerce há 15 anos, ele também é um dos representantes do Clube da Mente da Escola Maple Bear em Marília. 

No 87º Campeonato Brasileiro de Xadrez, Leandro, teve a performance 5.5, com o resultado de 5 vitórias, 4 derrotas e 2 empates. Com destaque na partida em que venceu o 14º no ranking dos Mestres Internacionais, duelo que rolou em sua 5º rodada. E foi assim que o garoto que começou a se desenvolver no jogo com um  Papel de Xerox, tornou-se um  Mestre Nacional de Xadrez.

E essa é a história de uma das mentes que tornou seu hobby uma arte! E agora a Terra da Bolacha conta com um dos maiores Mestre do País na arte do Xadrez. Gostou? Então comenta abaixo!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui