O mariliense Caio Rodolfo Ramos Imamura, de 33 anos foi aprovado recentemente em seis concursos públicos da área jurídica. Ex-aluno do UNIVEM, o advogado atua como autônomo em diversas áreas do direito.

O Início da jornada

A perspectiva de prestar Concurso Público teve início para o Caio apenas no 4º ano de faculdade, quando foi aprovado em um concurso para estagiário da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Após o termino do contrato, Caio começou a ter contato com as carreiras jurídicas.

“A carreira que mais me chamou atenção foi a do Ministério Público, pois vi que era possível fazer a diferença na vida das pessoas”.

De 2015 até 2019, o mariliense foi aprovado em seis concursos públicos, são eles:

  • Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Paraíba,
  • Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Mato Grosso,
  • Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí,
  • Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul,
  • Analista Jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo e,
  • Analista Jurídico do Conselho Nacional do Ministério Público.

Rotina de estudos

O segredo para tantas aprovações está em uma rotina dedicada aos estudos, Caio concilia o trabalho com os estudos de segunda a sexta das 8h às 22h, no sábado são seis horas diárias de estudo, além de, quatro horas no domingo, totalizando 66 horas de estudos semanais.

“O estudo para Concurso Jurídico é solitário e aos poucos vai se aprendendo a dizer não. Não a encontros com amigos, não a reuniões familiares, etc.”

A pandemia do Coronavírus atrasou a nomeação e a convocação dos cargos, a grande meta de Caio é um cargo no Ministério Público da Paraíba, onde ele ainda precisará fazer um curso de formação, que também é classificatório, para posteriormente ser convocado. Até lá, Caio continuará trabalhando como advogado autônomo e com a rotina de estudos, já que ele tem a pretensão de ser aprovado em mais concursos públicos. Para isso ele conta com o apoio e compreensão dos amigos e da família.

“Agradeço a compreensão da minha esposa, que conviveu com minha ausência, mesmo morando no mesmo teto, aos meus pais, familiares e amigos que entendem a razão da minha ausência.”

Para o professor do UNIVEM, Dr. Roberto Freiria, Caio tem uma história de dedicação e disciplina no preparo para os concursos que prestou.

“Ele sabe da intensa concorrência nesses certames para ingresso na carreira do Ministério Público e, com consciência, investiu nos estudos. Por isto, ele tem uma trajetória muito vencedora. Não é qualquer candidato que consegue ser aprovado em vários concursos para carreiras do Ministério Público, em diferentes estados. Ele é um vencedor.”


Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui