#Marília92anos: Primeira fotografia 360° do país foi tirada em Marília

Sebastião Carvalho Leme foi o responsável pelo primeiro click em 360°

Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

No ano de 1957, passados 131 anos da reconhecida primeira fotografia, surgiu a primeira câmera e fotografia 360° pelas mãos de Sebastião Carvalho Leme, um fotógrafo brasileiro que foi agraciado com título de cidadão mariliense.

A foto em questão foi resultado de um pedido para colocar os 3 prédios situados em 3 esquinas na mesma fotografia. Para êxito no feito, o fotógrafo tirou 10 negativos que ampliados e montados resultaram na foto pretendida.

Eis que após a fotografia, surgiu uma questão. Por quê não tirar em apenas um negativo, uma fotografia que englobasse 360°? Foi aí que Sebastião usou uma latinha de massa de tomate instalou uma objetiva, um dispositivo interno especial (que é o princípio da invenção) e um pedaço de filme fixo dentro da lata. Com a mão fez girar a objetiva, fazendo, assim, o primeiro teste para sentir as possibilidades.Após revelar o filme, se comprovou a possibilidade de tirar fotos em 360°.

Atualmente o recurso de foto 360°, também conhecido como “panorâmica” é muito popular no mundo inteiro, e sua utilização já está disponível na maioria dos Smartphones.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui