Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

A Secretária de Ensino do Estado de São Paulo anunciou que as Escolas Estaduais Abel Augusto Fragata, Antonio Gomes de Oliveira, Maria Stella de Cerqueira Cesar, foram contempladas com a adesão do Programa de Ensino Integral para alunos do  fundamental I (1ª ao 5ª ano) para o ano de 2022.

Conforme relatado em entrevista, pela dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Marília, Ana Luiza Bernardo Guimarães, as vagas estarão disponíveis  em agosto deste ano. Vale lembrar que o anúncio é uma conquista para a cidade, uma vez que até então nenhuma das escolas do município possuía o Programa de Ensino Integral para alunos do fundamental I.

É importante citar que o Programa, não só estende a carga horária dos alunos de 5h30 para 9h, com início das 7h30 às 16h, como também disponibiliza uma grade curricular que tem como intuito auxiliar os alunos a desenvolver o seu projeto de vida, além de aproximá-los dos professores e fazer deste contato mais direto a possibilidade da Escola ouvir o estudante e entender suas dificuldades e capacitá-lo para o sua jornada após a escola.          

Para esta tarefa foi instituído que, “dentro de uma Escola de Ensino Integral, além dos conteúdos e das disciplinas que existem nas escolas regulares como, Português, Matemática… Foi elaborado um conjunto de disciplinas e de ações que promovem o desenvolvimento integral destes jovens. Como por exemplo, as matérias de Tecnologias e Projeto de vida, que tem o intuito de levar o aluno a pensar oque ele almeja para seu futuro e construirmos juntos as bases para isso. Foi desenvolvida também as Eletivas, que são disciplinas montadas pelos professores a partir dos interesses dos alunos dentro de um cardápio que é oferecido. Além de tutorias voltada a grupos entre 5 a 6 estudantes, dando a oportunidades de fazermos um acompanhamento mais direto para cada um. Olhando nesse sentido, ter em Marília 3 Escolas de anos iniciais, pertencentes ao Programa de Ensino Integral, é um ganho extremo! Pois é importante frisar que com a pandemia essas crianças serão quem mais voltaram com maiores dificuldades e irão necessitar deste acompanhamento mais direto e assim superar as lacunas consequente do atual momento”, conclui a dirigente de ensino.

Felizes com a atual conquista, nosso caro leitor Mariliense?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui