Você já ouviu falar em costura criativa? É uma técnica que como o nome já sugere a criação ou reinvenção de peças que se tornam únicas e especiais, unindo materiais diferentes e muita criatividade. E é partindo deste lugar, da união de coisas que enveredamos para contar a história da Maria Eliza Beluco de Oliveira.

Recepcionista do Hospital Materno Infantil do HC de Marília há 30 anos, Maria Eliza é conhecida por todos por sua simpatia e sempre muito atenciosa. Sendo ela o primeiro contato com os pacientes que buscam informações ou assistência médica e se tratando do setor infantil, sua função é de extrema importância para tranquilizar e acalmar quem chega. O fator carinho e cuidado é sempre presente. E são estes fatores que ela também usa em sua outra profissão: a de ser costureira.

Arquivo pessoal – divulgação

Fora do expediente hospitalar e nos dias de descanso, ela atua no segmento de costura criativa, uma metodologia nova de criar e reformar peças que, além de lucrativa, é terapêutica. A costura sempre foi um hobby para ela que durante a pandemia começou a fazer máscaras para os amigos do hospital. “Tive a ideia de costurar as máscaras e fiz uma para cada colega do setor”, lembrou ela.

Foi assim que muitos começaram a conhecer seu talento com a máquina de costura, algo que a motivou a se unir com a amiga Cinira Nonato e criar o ateliê Cici & Lili para produção de peças exclusivas sob encomenda para decoração e utilidades ao lar. Seus trabalhos viajam para todo país, já que vende suas peças pela internet e faz sucesso usando de muita criatividade.

Arquivo pessoal – divulgação

A costura personalizada é um dos diferenciais que levou rapidamente as amigas a terem grandes números de encomendas. No portfólio do ateliê estão uma infinidade de itens, como sousplats, guardanapos, porta documentos, crochês, roupas infantis, travesseiros anatômicos, colchonetes, caminhas e vestuários pets.

É uma grande terapia. Sempre gostei de praticar a criatividade para o reaproveitamento de peças e já fui professora de pintura em projetos sociais. Adoro desafios, então desenvolvemos peças em vários tamanhos e modelos, exclusivos e únicos”, ressaltou Maria Eliza.

Arquivo pessoal – divulgação
Arquivo pessoal – divulgação

Com olhar amoroso e de doação, aos 60 anos ela pensa grande e tem planos de expandir o que faz ajudando outras pessoas. O próximo objetivo das amigas é a criação de um canal no Youtube para ensinar a fabricação das peças para quem busca opções de renda através da economia criativa. “Queremos ajudar, principalmente, as mulheres em situação de vulnerabilidade. Sonho grande e enxergo longe”, acrescentou.

Para conhecer o trabalho do ateliê Cici & Lili, acesse o perfil @lizabeluco.


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui