Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.


Com intuito de publicar suas obras literárias, os escritores Mariliense, João Astac e Igor Mendes, lançaram a Editora Independente  Peixe Poeta na cidade de Marília. Ambos autores possuem duas obras publicadas, os livros: “O lado mais frio da cidade é o esquerdo do meu peito”, de João Astac, e “Boxeadora”, de Igor Mendes.

Como começou

Apesar da Editora ter sido criada este ano, o nome Peixo Poeta, faz parte da vida dos amantes de literatura da Terra da Bolacha, desde o ano de 2018.  A iniciativa começou como uma fanzine, no momento em que os dois escritores ingressaram no curso de Ciência Sociais da Unesp de Marília.

“ Foram 2 anos que nós começamos a construir nosso público. Com um contato mais direto com os leitores indo em bares e nas feiras locais. Fizemos também algumas oficinas de fanzines. Nos Colégios Estaduais nós explicamos para a molecada como funcionava todo o processo de elaboração de uma Fanzine. O mesmo ocorreu em nossa faculdade.” relata João Astaque, escritor e editor da Peixe Poeta Editora.

Sobre toda a dinâmica da Editora e os próximos passos o Editor destaca:

“Nós somos uma editora independente, ou seja, os livros produzidos foram bancados pela gente. A ideia inicial da editora era possibilitar a publicação dos nossos livros, e agora que alcançamos esse objetivo, estamos estudando a possibilidade de abrir para a publicação de outros autores e autoras, desde que se encaixem no estilo da editora, que é mais voltada para literatura marginal”.

O lado mais frio da cidade é o esquerdo do meu peito

Esta é uma coleção de 16 crônicas narradas por um personagem anônimo, que revela ao leitor em um tom confessional, pequenas histórias cotidianas que ganham a dimensão de absurdo. O autor expõe as percepções de um jovem adulto sobre os conflitos com a sociedade, as frustrações e os desejos não realizados.

Trabalho, racismo, drogas, sonhos, sexo, relações… esses são alguns dos temas que permeiam as narrativas do livro, onde, assumindo a frieza como necessidade, o protagonista tenta impor suas vontades ao mundo.

Boxeadora

Neste livro o autor aposta, de forma original, em um diário ficcional de uma sobrevivente de um apocalipse zumbi. Com a ideia de sair dos clichês presentes em histórias do gênero. A  narrativa gira em torno da perspectiva de uma garota lutadora, que descreve de forma crua seus sentimentos enquanto perambula por um mundo de destroços.

Com uma linguagem amarga e cheia de ironia, acompanhamos pelas páginas as sensações, as memórias e os medos da “Boxeadora”, expressados através de relatos, poemas e algumas ilustrações, permitindo ao leitor uma intimidade ímpar com a personagem.

Onde encontrar?

Todas as obras podem ser adquiridas pelo site da editora Peixe Poeta. E para ficarem ligados das novidades da Editora sigam a Peixe Poeta no Instagram: @peixepoetaeditora e Facebook: Peixe Poeta Editora. Vale lembrar que as obras podem ser emprestadas pela Biblioteca Municipal.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

4.5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui