A Universidade de Marília (Unimar) recebeu uma comitiva formada por representantes da Escola Superior Pedagógica do Bié (ESPB) da Angola. A visita teve como objetivo a concretização de uma parceria de intercâmbio bilateral para auxiliar na formação de novos docentes.

Acadêmicos de ambas as instituições poderão desenvolver pesquisas, cumprir disciplinas e realizar estágios supervisionados. E, dessa forma, aperfeiçoar conhecimentos e aprender novas metodologias de ensino.

Em 2018, o Departamento de Relações Internacionais intensificou o contato com instituições de vários países, que utilizam a língua portuguesa como instrumento para o ensino, pesquisa e extensão.

“Os profissionais da ESPB participarão de aulas e eventos realizados na Universidade de Marília. Na Angola há dificuldade para qualificar profissionais para lecionar em Instituições de Ensino Superior, principalmente na área de Educação Física e Pedagogia”, explica Juan Orellana, assessor de assuntos intercionais da universidade.

Foto: Divulgação

Visita ao campus

O encontro também foi marcado por uma visita pelo campus da Unimar. Segundo o Diretor Adjunto para a Área Científica da ESPB, Guilherme Carlos Agostinho, a equipe vivenciou uma metologia que, até então, era desconhecida aos angolanos.

“[…] Ficamos deslumbrados com a combinação do componente teórico e prático realizado aqui na Unimar. E, através desta parceria tenho certeza que vamos sair apenas do ensino teórico e passar a desenvolver o ensino prático, transformando a educação em nossa instituição. Estamos entusiasmados com a parceria”, comemora o diretor.

A primeira ação firmada na parceria entre as instituições será realizada no mês de maio, durante a Semana de Pedagogia. Nela, um docente da ESPB irá compor uma mesa redonda para discutir o ensino nos outros países que também utilizam a língua portuguesa.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui