Uma mariliense está entre os 13 brasileiros que embarcaram para o Peru no programa de trabalho voluntário do Exchange do Bem. O objetivo da equipe é contruir creches para as crianças das comunidades de baixa renda.

Vitória de Castro Boaretto, de 27 anos, já realizava trabalhos voluntários em Marília antes de ingressar no programa. Atuou no Restaurante Infantil de Marília, no Asilo e também no Projeto Semear. Em 2016, criou a Fundação Ame Mais.

Foto: Arquivo Pessoal

Agora, Vitória embarcou em mais uma aventura. O projeto do Exchange do Bem é financiado pelos próprios voluntários e grande parte do valor obtido vai para as comunidades de atuação.

Em entrevista ao Giro Marília, Vitória conta sobre a comunidade onde atuou. “Fiquei em um povoado de Achambi, ajudei na construção de uma creche para crianças de 3 a 5 anos”, explica.

Além disso, a marliense também participou de atividades recreativas com as crianças do povoado. Lá, os moradores vivem da agricultura de subsistência e em um quadro grave de vulnerabilidade social.

Esforço recompensado

Apesar dos muitos momentos de muito esforço físico na construção das creches, Vitória reforça que o que mais lhe marcou foram os momentos de afeto com o povo de Achambi.

“A gratidão deles me deixou sem palavras. No dia que chegamos nos receberam com flores e bandeiras do Brasil e Peru e nos serviram uma sopa de batata com cordeiro que criam lá”, conta.

Foto: Arquivo Pessoal

A proposta do projeto ainda envolve trabalhos de manutenção para que a creche construída continue em funcionamento. As aulas serão ministradas por moradores das comunidades vizinhas.

Trabalhos futuros

Agora, com a missão finalizada, Vitória se prepara para voltar ao Brasil e continuar seus trabalhos voluntários na cidade de Marília.

“Quero dar continuidade na minha faculdade e também no meu trabalho na Clínica André Luiz em Garça”, explica.

Foto: Arquivo Pessoal

Para as próximas viagens, o destino dos sonhos de Vitória é a África. “Pretendo fazer trabalho social no Brasil e fora também. O próximo lugar que gostaria de ir é a África. Esse é meu propósito de vida, ajudar pessoas. Sou muito feliz fazendo isso”, finaliza.

Confira essa e outras histórias no site da Solutudo Marília!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui