Motivadas pela falta de divulgação de trabalhos de autoras negras em todo o mundo, as mestrandas em Estudos Étnicos no CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais, Adriele Regine, Evelyn Sacramento e Paula Gabriela, decidiram criar o projeto “Lendo Mulheres Negras”.
Quando tudo começou, lá em 2016, o projeto funcionava como um encontro literário mensal aberto ao público, onde era escolhida uma obra de autora negra para ser lida e debatida.
Em pouco tempo, a iniciativa conquistou espaço e visibilidade, e foi levada da Bahia para diversas cidades brasileiras por meio do “Lendo Vocês”! A segunda edição do “Lendo Vocês”, vertente do projeto “Lendo Mulheres Negras”, coloca em protagonismo obras de autoras negras, locais, nacionais e internacionais, amadoras ou profissionais, está recrutando escritoras negras marilienses para fazer parte do grupo e ter seus trabalhos divulgados nas redes do projeto.
Do caderninho de poemas às mini crônicas postadas em redes sociais, quer você seja jornalista, poetisa, cronista ou contista seu texto é importante e merece destaque!
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março pelo link https://bit.ly/2JmlcjA .
As obras serão postadas nas páginas do projeto a partir do mês de maio, e continuam durante todo o ano de 2019.
O “Lendo Mulheres Negras”

A pergunta “Quantas autoras negras você leu?” foi o que provocou as idealizadoras para refletirem sobre o que poderia ser feito a respeito da exclusão de mulheres negras no mundo loterário.
Desde então, firmaram como compromisso partilhar com jovens e adultos as vivências, lutas e, principalmente, as obras literárias de mulheres negras.
Falar delas, ler suas produções e comprar seu material é um caminho e uma tentativa de incentivar os leitores a se aproximarem dessa literatura que é ignorada historicamente.
O projeto cresceu e de clube do livro se tornou uma rede de compartilhamento de experiências, ações e acolhimento. Através de suas plataformas no Youtube, Facebook e Instagram, são abordados diversos temas referentes à proposta de enaltecer mulheres negras autoras, além do projeto “Lendo Vocês”, onde nasceu a ideia de enaltecer textos de mulheres negras, amadoras ou não, descobrir novos talentos literários e evidenciá-los.
Você pode acompanhar a iniciativa e as obras divulgadas através da página no Facebook.