Se curar de um vício nunca é fácil. Por isso, o Hospital Beneficente da Unimar está promovendo a capacitação de profissionais de saúde para auxiliar pacientes que desejam parar de fumar.

São dois dias de palestras e troca de experiências com profissionais especializados do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas, o Cratod.

Com palestras de membros do Cratod – a enfermeira Elles Ferreira Camacho e a diretora técnica de saúde, Sandra Silva Marques -, e o médico geriatra Carlos Rodrigues.

A busca pelo curso foi motivada pela necessidade de grupos de apoio na cidade contra o tabagismo. Geralmente, esse é um momento muito delicado, todo a ajuda e suporte são bem-vindos.

A ideia é que os profissionais da saúde estejam preparados para lidar com a situação da melhor forma possível.

A capacitação engloba detalhes mais técnicos, como protocolos de atendimento, composição da equipe de atendimento, captação de pacientes, entre outros.

Além de orientações mais teóricas, a abordagem do tabagismo como dependência, cessação do tabagismo e ganho de peso, doenças relacionadas ao tabaco e saúde bucal no tabagismo.

Cerca de 300 pessoas participam do evento. Entre psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos de diversas áreas e farmacêuticos.

Geralmente, esse tipo de capacitação acontece em polos como a cidade de São Paulo, o que inviabiliza a participação de grande parte de profissionais de Marília. Como destaca Ana Cristina Sornas, da Secretaria Municipal da Cultura:

Agora, fica muito mais fácil obter a formação para que possamos ter grupos em Marília e nas cidades vizinhas.

Mais informações, através do telefone 3402-8812.

Saúde

O portal Saúde Brasil tem diversas matérias sobre o tabagismo. Com dicas poderosas para quem quer parar de fumar. Vale uma olhadinha!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui