Para mudar o conceito e desmitificar a história que churrasco é coisa de homem, vamos mostrar uma mulher que está quebrando este padrão e vem colocando fogo na brasa pelas festas de Marília e região.

“Ser mulher neste meio é difícil, mas eu consegui entrar”, disse Bárbara Kirnew que se tornou churrasqueira profissional.

Ela brinca ao dizer como isso foi possível. “Acredito que a gente vence nos pequenos detalhes que só mulher tem quando prepara um churrasco, aquele toque feminino que encanta” falou rindo.

arquivo pessoal

A trajetória

A história da Bárbara com os espetos começa desde criança, caçula de três irmãos (todos homens antes dela) detestava comer churrasco ruim e ninguém em sua casa sabia fazer carne boa. “Quando não era queimado era muito cru, um desastre e isso me incomodava”, lembrou. Foi por este motivo que começou a assumir desde muito nova o comando da churrasqueira.

Seu gosto pela cozinha é hereditário, sua mãe fazia salgado para vender e depois montou um restaurante que já tem mais de 19 anos e Barbára desde pequena ajudava a cozinhar.

Quando entrou para o curso de enfermagem se tornou a churrasqueira da turma, todo evento estava ela lá no comando dos espetos e do carvão. Foi neste período que começou a usar uma frase que virou sua marca registrada: “Faça churrasco como uma mulher!”. Jargão que ajudou a mudar muita coisa em sua vida.

Percebeu que sua paixão era mesmo a arte da cozinha, das carnes e do braseiro e ao invés da enfermagem optou pela churrasqueira. Neste momento, começou a ajudar sua mãe no restaurante e aos finais de semana fazia churrasco para a família e amigos.

Foto: arquivo pessoal

A consagração

A grande mudança veio mesmo no começo de 2021, quando decidiu cursar gastronomia e em seguida participou de um concurso nacional realizado por uma marca de cerveja, a proposta era de “Faça seu churrasco em casa”. Os melhores churrasqueiros ganharam prêmios e a exposição das fotos nas páginas sociais. E não deu outra, ela venceu!

“Minha prima que falou do concurso porque sabia que eu amava fazer churrasco, faço todo domingo. E deu certo, concorri e ganhei. Depois disso, muita coisa mudou e, hoje, sou oficialmente uma churrasqueira”, contou.

Arquivo pessoal

A parceria

A exposição na mídia deu tão certo que ela conheceu a mais famosa churrasqueira do Brasil, Helô Palácio, que se tornou sua amiga e grande incentivadora. Com a amizade, o apoio e os estudos, Bárbara vem se tornando um dos nomes fortes do churrasco brasileiro. Inclusive é convidada para diversos eventos.

“Comecei indo com a Helô e já estou fazendo meus próprios eventos, mas nossa parceria é o fundamental, um orgulho estar ao lado dela e realizar esse sonho de reconhecida como chefe de churrasco”, relatou a mulher que comanda o fogo.

arquivo pessoal

Suas criações

E ela vem mostrando sua identidade com invenções inovadoras, como bacon com quiabo, sanduíche de coxinha, hambúrgueres especiais e outras receitas cheias de personalidade e segredos de cozinha.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
arquivo pessoal

Ficou com fome? Conta sua opinião das mulheres no comando do churrasco?

4.4/5 - (5 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui