Minnei é uma Golden Retriever de 7 meses. Há cerca de um mês, ela tem sido a ponte entre terapeutas e pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Marília.

Com muito amor e carinho, ela acompanha a fonoaudióloga Milena Diniz de Freitas em suas consultas na instituição. Milena tem especialidade em Fonoaudiologia Hospitalar e cursos de Intervenção Assistida por Animais.

Sempre em busca de novidades, a ideia de Milena foi inserir a Terapia Assistida por Animais (TAA) como forma de incentivar os pacientes durante as etapas de seus tratamentos.

A ideia surgiu a muito tempo, sempre amei animais e com o nascimento dos meus filhos, via o grande interesse que eles tinham com meus cachorros. Percebia que eles tinham desenvolvimento motor e de linguagem mais rápido que o normal.

A iniciativa deu muito certo e as diferenças são nítidas, os pacientes mostram mais interação e abertura ao atendimento com a presença da Minnei.

A Minnei foi muito bem recebida pelos pacientes, pelos responsáveis desses pacientes e por toda a equipe da Apae. Para um projeto ir adiante, precisa da equipe participa, e isso foi muito legal, pois todos amaram a ideia.

A fonoaudióloga explica que a cachorrinha foi treinada e preparada para esse tipo de atendimento.

Minnei está atendendo algumas crianças, e o Dyllan, de 20 anos, a mãe relatou que ele nunca teve uma terapia tão motivadora. Ela se emociona sempre, disse que a Minnei trouxe luz na vida dele.

A terapia assistida por animais é uma forma de tratamento alternativo e complementar. Se diferencia por seu formato humanizado e adaptação a cada um dos pacientes.

Temos que ter em mente que precisamos criar vínculo com o paciente, e a cão terapeuta muitas vezes faz essa ligação. Favorece estados de ânimo positivos, auxiliando a superar a depressão. Abrem um canal de comunicação emocionalmente seguro com as crianças, que não se sentem julgadas. Estimula a diversão e a brincadeira, uma distração positiva que ajuda a diminuir a sensação de isolamento. Entre outros inúmeros benefícios.

A cão terapeuta Minnei também faz muito sucesso na internet! Sua conta no Instagram, onde ela compartilha seus momentos profissionais, já tem mais de 10 mil seguidores. Minnei também está online no Facebook, vem acompanhar essa fofura!

Esse projeto representa uma conquista muito grande na minha carreira, quebrando as resistências de novas técnicas de terapia inovadoras e, assim, mostro que além de sermos equipe de saúde, precisamos ter um olhar humanizado para o paciente e seus familiares.

A Terapia Assistida por Animais

Na TAA, o objetivo é unir o animal ao indivíduo ou grupo, de forma que ele se torne parte do processo de tratamento.

Nesse caso, ele funciona como um facilitador e mediador das atividades terapêuticas, sejam elas de reabilitação física, emocional ou social.

Sempre acontece com a direção de um profissional de saúde de acordo com a necessidade do paciente.

No caso de um cachorro, é essencial que ele seja dócil, se sinta confortável ao redor de pessoas e saiba lidar com novas situações.

De maneira simples, a companhia desses animais distrai e ajuda a passar por processos difíceis. A força da gentileza e amizade desses animais é linda de se ver.

Quer saber mais? A ONG Patas Therapeutas tem um site completo sobre Terapia Assistida por Animais, vale a pena conferir!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui