Sabe aquela sensação incrível de quando escutamos uma história boa, cheia de aventuras, que te faz viajar mesmo sem sair do lugar?

A “Farmacinha da Leitura” é uma iniciativa que busca levar essa sensação até pacientes das unidades de saúde de Marília.

Através da Biblioterapia, enquanto aguarda por uma consulta, o paciente é envolvido por um outro universo de humor e identificação, capaz de ajudar na melhora de dores físicas e emocionais.

A Biblioteca Municipal atua no projeto através da doação de um pequeno kit de livros. São dos mais variados estilos e que contemplam todas as idades.

No dia 18 de abril, a primeira “Farmacinha” foi inaugurada na Unidade de Saúde da Família Palmital. Acredita-se que a experiência com os livros possa ser um “remédio” para todos que passarem por lá.

Farmacinha da Leitura da USF Palmital (Foto: Divulgação)

A intenção é que outras unidades recebam o projeto de extensão. Como forma de incentivo à leitura e também para que mais pessoas tenham acesso aos serviços da Biblioteca.

Curiosidades

O que é Biblioterapia?

O tratamento alternativo é um complemento à outras formas terapêuticas.

A Biblioterapia oferece a leitura como um caminho para a recuperação de pacientes. Tem sido muito utilizada em hospitais, penitenciárias, asilos como forma de tratamento.

A ideia tem se mostrado eficiente, principalmente quando relacionada à pacientes com doenças crônicas, deficiências físicas, dependentes e associados à problemas psicológicos.

A psicóloga e biblioterapeuta, Cristiana Seixas, explica os benefícios dos livros como forma de cuidado.

Seja na busca por palavras para nomear as angústias, seja na ampliação da capacidade de sonhar e imaginar ou na prática ancestral de intercambiar experiências, a literatura apresenta-se como um veículo privilegiado de cuidado

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui