Marília é a Terra onde se iníciou o legado de inúmeras lendas do rádio. E uma dessas estrelas que passou pela cidade ao ponto de ser tornar um herói local, é o icônico narrador Osmar Santos, conhecido como o “Pai da matéria” e o criador de inúmeros bordões que fazem parte do futebol até os dias atuais como: “Um pra lá e dois pra cá” e “Ripa na Chulipa e pimba na gorduchinha!”.

Nascido em Osvaldo Cruz, Osmar Aparecido Dos Santos, foi um garoto apaixonado pelas narrações de futebol, e foi desta paixão que o menino que trabalhava nas plantações de algodão para ajudar os pais, definiu sua jornada ao estrelato. Teve sua primeira oportunidade em 1963 na Rádio Clube de Osvaldo Cruz e transferido para Marília em 1965 para narrar na Rádio Clube e na Rádio Dirceu de Marília. Neste meio tempo teve uma breve passagem na rádio Cultura de Campinas onde conheceu seu amigo Fausto Silva. O sucesso das narrações de Osmar Santos foi tanto que o tornou um herói em Marília na virada dos anos 60 a 70.

Em torno dessa época, apesar da notória genialidade do narrador, faltava ainda a cereja do bolo que era um símbolo de sucesso na era de ouro da rádio, os famosos bordões que vinham junto da narração. E o primeiro bordão do narrador que iria construir um repertório eterno no futebol brasileiro. Surgiu em uma partida do Mac (Marília Futebol Clube), no qual Osmar Santos, havia se destraído em torno de uma jogada, e para ganhar tempo começou a emendar um “Eeeee”, até o momento que viu a bola na rede e gritou: “Eeeeee que é Goooool”!!!

Em torno de seu tempo em Marília, em 1970 fechou contrato com a rádio Vera Cruz, que se destacou ao ponto de se tornar diretor de esportes da rádio. E em 1972 que deu o maior passo de sua carreira, ao conquistar a vaga na Jovem Pan e assim se despediu de Marília e criou um legado eterno no futebol.

Atual geração pode até não conhece-lo, mas Osmar Santos, está no coração de todos aqueles que acompanharam seus primeiros passos. Ouviram algumas destas icônicas partidas? Comente em nossas redes sociais ou aqui no site.

4.4/5 - (7 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui