O espetáculo “Palavra de Stela“, interpretado por Cleide Queiroz, terá uma apresentação gratuita no Teatro Municipal, no dia 15 de maio. A história conta a vida de Stela do Patrocínio, um dos principais nomes da poesia nacional.

Nascida em 1974, foi internada no Centro Psiquiátrico Pedro II aos 21 anos. Lá, Stela foi diagnosticada com psicopatia e esquizofrenia. Quatro anos depois, foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Durante seus anos de isolamento, Stela desenvolveu um discurso poético. Seu “falatório”, carregado de angústias, retrata a rotina manicomial e sua visão da vida, do mundo e de si mesma.

Conexão com a performance

O roteiro foi produzido pelo diretor teatral Elias Andreatto especialmente para a atriz Cleide Queiroz. Com 50 anos de carreira em teatro, cinema e televisão, Cleide traz uma relação muito pessoal com a temática, pois é uma mulher negra que, durante sua adolescência, conviveu com a internação de sua mãe esquizofrênica.

Além disso, foi indicada na categoria melhor atriz aos prêmios APCA 2017 por “Palavra de Stela” e Shell 2001 por “Gota d’água”. Também foi premiada no Festival de Cinema do Fortaleza pela atuação no longa-metragem “Domésticas”, de Fernando Meirelles e Nando Olival.

O espetáculo promete, segundo Elias, “levar o espectador a uma reflexão acerca da visão que temos sobre loucura e lucidez, bem como chamar sua atenção para como a sociedade enxerga a diferença e lida com o outro”.

A apresentação é uma iniciativa do Governo do Estado de S. Paulo, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria de Cultura e do Coletivo da Luta Antimanicomial.

Serviço

  • Data: 15 de maio
  • Horário: 20h
  • Local: Teatro Municipal – Avenida Rio Branco, S/N
  • Entrada: Gratuita

*A retirada dos ingressos deve ser feita na Secretaria da Cultura, de segunda à sexta das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

____________________________________________________________________
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui