A Biblioteca Municipal de Marília expõe, até o dia 30 de agosto, obras literárias do Folclore Brasileiro. A ação marca as comemorações do Dia do Folclore na cidade.

Intitulada “Cultura Popular: O Folclore Nosso de Cada Dia”, a exposição é aberta ao público e conta com dezenas de exemplares. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45 e todo primeiro ou segundo sábado de cada mês, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Para mais informações, basta entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (14) 3454-7434 ou pessoalmente, na Rua São Luiz, 1295.

O Dia do Folclore

Dia do Folclore é celebrado internacionalmente, inclusive no Brasil, nesta quinta-feira, dia 22 de agosto. A data foi escolhida porque, neste mesmo dia no ano de 1846, a palavra “folklore”, em inglês, foi inventada.

O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

A data foi criada, portando, com o objetivo de garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também incentivar os estudos na área.

Nas comemorações, costuma-se relembrar os elementos mais importantes da cultura popular brasileira, tais como as danças, os ritmos, as festas e os personagens que compõem o folclore brasileiro.

Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Marília!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui