Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Neste dia, 17 de Novembro, é comemorado o Dia da Criatividade. Para celebrar esta data, falaremos um pouco sobre como o curso de Publicidade está diretamente relacionado com a criatividade. Além disso, selecionamos algumas dicas de como se tornar mais criativo.

Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais especializados em campanhas e peças publicitárias. Acima de tudo, durante as aulas, o estudante aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária. Além disso, lida com ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos, patrocínio e atividades de marketing e assessoria.

O profissional de Publicidade e Propaganda também faz a arte de embalagens, cria logomarcas, define os meios de comunicação mais adequados à campanha e ao público-alvo, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção.

Design Gráfico

O profissional da área de Design Gráfico cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos. Além disso, formata qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors, páginas da internet, etc.

O tecnólogo em Design Gráfico irá possuir uma visão ampla da comunicação visual e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual e na criação de peças gráficas, com competências para realizar investigações visuais e explorar recursos de criação.

Dicas para exercitar a criatividade

Basicamente, a criatividade encontra relações em conceitos que aparentemente estão desconectados. Já a inovação consiste em encorajar os outros a pensarem de forma diferente e fazer que isso aconteça na realidade de maneira útil e única para o negócio.

Observe

Ser um bom observador está ligado ao dom da criatividade. Observe os detalhes das construções, dos símbolos nas placas de trânsito, as características das pessoas em sua volta. É bem provável que um insight criativo aconteça no meio de uma observação.

Ouça música

Ouvir uma boa música pode ser a chave para ter uma boa ideia. Analise a letra, as rimas, o sentido (muitas vezes subjetivo) de uma determinada frase. Certamente, aquela música que você já ouviu centenas de vezes assume um outro significado quando analisada mais de perto.

Assista filmes

Não apenas assista, mas perceba os detalhes envolvidos. A iluminação, a fotografia, a trilha sonora, os efeitos especiais. Tudo é válido para despertar a criatividade. Após assistir, tente ir além: pesquise sobre a obra. É uma adaptação de um livro? Uma refilmagem de um clássico? Quem é o diretor? Qual seu estilo?

Leia e escreva muito

Quando lemos, nosso cérebro cria os cenários, as falas, as situações. Isso, por si só, já é o mais puro grau da criatividade. Se não costuma escrever, tente fazer isso. Iniciar um diário, um livro de crônicas ou de poemas pode ser um ótimo exercício para sair da zona de conforto e criar.

Seja organizado

Ou seja, comece organizando a mesa de trabalho de uma forma que não perca tempo procurando coisas importantes. Além disso, se algo está ocupando espaço na sua mesa, mas você não usa, simplesmente guarde em um outro lugar. O mesmo vale para os documentos em seu computador.

Desafie-se

É muito fácil “estacionar” em sentido profissional, ou seja, faça desafios a si mesmo, regularmente. Por exemplo: se você é um ilustrador, mas não sabe nada de edição de vídeo, desafie-se a criar um vídeo estilo “speed art” de algum trabalho seu. Comece com pequenos desafios, e, assim como em um jogo, aumente a dificuldade à medida que consegue completá-los.

Onde se formar em Marília

O curso de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIVEM forma profissionais capazes de transformar a sociedade por meio de soluções criativas e eficazes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing e design gráfico.

Com uma metodologia de ensino inovadora o curso prepara o aluno para ter um perfil analítico e orientado para dados e informações, habilidades que o mercado de trabalho procura em um publicitário.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui