Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.
A experiência de superação do luto serviu de inspiração para o pastor Marcos Kopeska, de Marilia, a escrever o livro ‘Superando a dor do luto’, publicado pela AD Santos Editora e que agora chega à terceira edição. Em versão revisada e ampliada, o livro vem sendo procurado por fonte de inspiração para vencer os difíceis dias provocados pela pandemia de covid-19. A dor sentida pelo religioso não foi relacionada ao coronavírus, mas o adeus da sua filha, a pequena Rebecca.
“Com isso, vivenciamos esta dor intensa e passamos pelo luto. Mas foi em 2000 que participei de um treinamento específico para intervenção pastoral em situações de crise. Uni as experiências pessoas, com experiências coletadas em viagens missionárias ao exterior, com a abordagem dos teóricos do tema e, destes cruzamentos, surgiu um livreto. Hoje já é um livro”, contou o pastor.
‘Superando a dor do luto – O luto é uma dor imensa, mas o consolo divino é maior. Há esperança…’ tem alcançado inúmeras pessoas por duas décadas e agora na terceira edição está mais robusto e com conteúdo mais refinado.
“Espero que a leitura seja confortadora a todos que precisarem deste trabalho”
Kopeska observou que o luto possui etapas, começando pela negação, depois ira, evoluindo para a barganha, depressão e chegando na reorganização.
“Entendo que existe também uma etapa antes: o choque. O choque ocorre no primeiro momento, com o desabar após a notícia e o choro intenso. Independente do tempo de luto o que não pode ocorrer é a estagnação”, explicou.
A estagnação citada por Kopeska pode ser compreendida como um luto patológico.
“O luto é o processo que garante a absorção e superação da perda. Há um vazio sim, mas não tão grande que impeça o curso normal da vida.”
Exemplares de ‘Superando o luto’ podem ser encomendados através do e-mail do autor, [email protected] ou pelo telefone (14) 9.8146-8162
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.