Na última sexta-feira (04), a Prefeitura de Marília, junto a Secretaria de Saúde do Município, convocou a população para a campanha de vacina contra o Sarampo.

Após a confirmação de 13 casos na cidade, sendo 10 autóctones (contraídos em Marília) e três importados de outros locais, o poder público municipal se juntou ao nacional. A mobilização tem como intuito a erradicação da doença, mais uma vez.

Serão duas etapas de vacinação: a primeira focada nas crianças e a segunda nos jovens adultos. A primeira vai de 7 a 25 de outubro, com “Dia D” em 19 de outubro, que será um sábado. O alvo serão crianças que já completaram seis meses e têm menos de cinco anos de idade. Essa vacina será feita mediante verificação da caderneta de vacina.

Já a segunda fase será entre os dias 18 e 30 de novembro, com “Dia D” em 30 de novembro, também um sábado. Porém, o alvo, nesta fase, serão os adultos que têm entre 20 e 29 anos de idade, que ainda não receberam as duas doses necessárias. A vacina será aplicada mediante verificação da caderneta.

O atendimento é das 07h às 17h. Para vacinar-se, é recomendado que a população procure o serviço das 08h às 16h30. É fundamental levar a caderneta de vacinação. Os endereços das unidades podem ser conferidos clicando aqui.

Sobre o Sarampo

Segundo o Ministério da Saúde, o Sarampo é causado por um vírus, que é transmitido de pessoa a pessoa por via área. Ou seja, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. É considerada uma doença altamente contagiosa, pois uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Os principais sintomas são:

  • febre acompanhada de tosse
  • irritação nos olhos
  • nariz escorrendo ou entupido
  • mal-estar intenso
  • manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que podem se espalhar pelo corpo
O sarampo é considerado tão contagioso quanto a gripe (Foto:Ministério da Saúde)

A campanha instaurada no país a partir desta segunda-feira (07), tem o objetivo de imunizar 95% das crianças e bebês de seis meses a cinco anos de idade. Em 2019, só no estado de São Paulo, foram contabilizados mais 5.500 casos da doença, que desde 2016 era considerada erradicada.

Serviço

Campanha de vacinação contra o Sarampo

  • Onde: Clique aqui
  • Quando: 7 a 25 de outubro
  • Horário: 08h às 16h30
  • O que levar: carteira de vacinação e RG

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui