A vacina de sarampo agora pode ser aplicada em crianças entre seis meses e um ano de idade. A medida foi iniciada na última quinta-feira (15).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a proteção está na vacina tríplice viral, que abrange sarampo, caxumba e rubéola.

Segundo a Prefeitura de Marília, trata-se de uma iniciativa a mais, definida pela Secretaria, para conter o surto de sarampo no território paulista. Marília e outras 49 cidades passam a ter a indicação da dose extra.

A enfermeira Renata Plácido Rodrigues, responsável pela Sala Central de Vacina do município, explica que esta dose aplicada não faz parte do esquema vacional proposto anteriormente.

“Portanto, independente desta dose, aos 12 meses a criança deverá receber normalmente a primeira dose da Tríplice Viral e aos 15 meses a Tetra Viral, como já acontece. É importante, porém, a observância do intervalo de 30 dias entre uma e outra aplicação’, disse.

A rede básica de saúde orienta a população a levar as crianças no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É importante sempre ter em mãos a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

Segunda dose

Para quem tem até 29 anos e tomou apenas uma dose, é necessário completar o esquema vacinal com a segunda dose. Quem já tomou duas doses, não precisa se vacinar novamente.

Segundo a secretaria, de um ano de vida até os 29 anos, são necessárias duas doses. Se a pessoa nasceu a partir de 1960, o Ministério da Saúde recomenda apenas uma dose da vacina.

Para mais informações, basta entrar em contato com a prefeitura pelo telefone (14) 3402-6000.

Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Marília!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui