Uma força-tarefa entre instituições em Marília irá proporcionar à vítimas de traumas oculares a chance de voltar para o meio social sem medo e com autoestima.
O Projeto de Próteses Oculares é uma iniciativa da professora Dr.ª Simone Ribeiro, da Faculdade de Medicina de Marília – Famema.
Sabendo da necessidade e da importância das próteses para pacientes que sofreram a perda de um dos olhos, a docente recebeu apoio do Rotary Club de Marília-Pioneiro para atender à demanda da região.
Com subsídio internacional da Fundação Rotária, a ação irá atender 120 pacientes do Departamento Regional de Saúde – DRS IX.
No dia 23 de agosto, já foram convocados 20 contemplados pelo projeto. Eles participaram da moldagem das próteses no Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Famema.
O projeto social espera levar aos pacientes uma melhora na qualidade de vida e no processo de aceitação pessoal e social.
Um outro olhar
Unindo arte e tecnologia, as próteses oculares são uma alternativa para mudar a realidade de pacientes que perderam o olho por traumas, tumores ou complicações por alguma doença.
A ausência do globo ocular acarreta atrofia da pálpebra, uma diferença facial que pode ser corrigida através das próteses. Conhecida também por “olho de vidro“, a prótese é exclusiva e leva em consideração as características de cada um.
A mudança estética impacta diretamente na aceitação pessoal e social do paciente. A medida devolve a musculatura natural das pálpebras, possibilitando que o paciente consiga piscar normalmente.
Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]