A Prefeitura de Marília recebeu, na última semana, o novo veículo do Castramóvel. O trailer conta com sala de cirurgia, espaço pré-cirúrgico (preparatório) e pós-cirúrgico, para atendimento a animais domésticos.

O investimento é de R$ 128,5 mil, com objetivo principal de reduzir a superpopulação, combatendo abandono e controlando doenças.

A maior parte do valor investido foi obtida pelo município no ano de 2018, em uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar (PP), com o apoio das ONGs de proteção animal. A licitação foi iniciada no mês de setembro e finalizada no início de 2019.

De acordo com o prefeito do município, Daniel Alonso, o castramóvel irá atender, principalmente, famílias carentes que não têm condições de castrar seus animais.

“Funcionando de forma volante, esse serviço irá atender um número muito maior de pessoas, principalmente as mais carentes que têm seu animalzinho de estimação”, explica.

Ainda segundo a prefeitura, o processo para a contratação de novos médicos veterinários está em andamento e não há previsão de datas para o início dos serviços do Castramóvel.

Marília recebe novo castramóvel com sala de cirurgia, espaço pré e pós cirúrgico
Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília

Programa de Castração

Em 2016, a única iniciativa ao Programa de Castração era a parceria entre a prefeitura e as clínicas particulares, que realizavam o atendimento com custo reduzido.

Desde 2017, as parceiras com as clínicas foram mantidas e também foi criado o Programa de Castração para Controle da Leishmaniose.

Marília recebe novo castramóvel com sala de cirurgia, espaço pré e pós cirúrgico
Foto: Divulgação/Prefeitura

No mês de agosto de 2018 foi assinado contrato com o Instituto de Cirurgias e Especialidades Veterinárias (ICEV). Em seis meses, foram castrados mais de mil cães saudáveis, nos bairros com maior risco de leishmaniose.

Além disso, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) foi reformado e conseguiu triplicar seus atendimentos. Ainda, foi implantado um serviço para recolhimento, castração e doação de animais, que pode ser acionado pelo telefone 193, com a colaboração do Corpo de Bombeiros.

Marília recebe novo castramóvel com sala de cirurgia, espaço pré e pós cirúrgico
Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília

Para mais informações sobre o serviço do Castramóvel, basta entrar em contato com a prefeitura pelo telefone (14) 3402-6000.

Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Marília!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui