Um colégio de Marília oferece aulas de ioga aos alunos do Ensino Fundamental, como forma de melhorar a consciência corporal e o equilíbrio emocional.

As aulas são ministradas pela professora Vânia Mendes uma vez por semana. Em entrevista ao Jornal da Manhã, Vânia explica que a ioga alcança aspectos importantes para o desenvolvimento físico e emocional dos alunos do Colégio Interação.

“Faço um trabalho voltado para consciência do dia a dia, as posturas do ioga fazendo um paralelo com as atividades diárias como postura de sentar na carteira, carregar mochila, sentar”, diz.

Autoconhecimento

Além da parte física, a prática da ioga ajuda na concentração e no autoconhecimento. Segundo Vânia, nas aulas, trabalha-se o equilíbrio entre a vida escola e a vida pessoal.

“O celular hoje traz informações muito rápido para os jovens e torna-se difícil a concentração. O ioga ajuda a trabalharmos o equilíbrio entre a vida escolar e a vida fora da escola e também o relaxamento, para que consigam se concentrar”.

Dessa forma, a aula contribui tanto no equilíbrio, elasticidade e força, como também no aspecto emocional, para que os alunos saibam lidar melhor com os desafios.

“Eles são muito cobrados nas atividades diárias contemporâneas e se tornam ansiosos. Ioga é um momento de aprenderem a ter autocontrole. Com o relaxamento induzido assistido eles se sentem seguros porque sabem que estão sendo cuidados”.

“Manter-se presente”

Vânia trabalha com os alunos a técnica de “manter-se presente”, como ela mesmo diz. Nela, são ensinadas técnicas para lidar com a ansiedade e as incertezas.

“Preso bastante a união não só de corpo e mente, mas também das emoções, para que tenham autocontrole na vida, nas decisões; para que se relacionem com o mundo externo com respeito à cultura de cada um, às diferenças de cada um. E inclusive saberem respeitar a hierarquia familiar”, explica a professora.

Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Marília!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui