O descobrimento do fóssil de titanossauro, que consolidou a cidade de Marília no ramo da paleontologia no país, completa 10 anos em 2019. A espécie viveu no Centro-Oeste Paulista há cerca de 70 milhões de anos e é o mais completo já encontrado no Brasil.

O responsável pela descoberta às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros é o paleontólogo William Nava.

“[…] O primeiro elemento ósseo que eu identifiquei foi uma vértebra, reconhecida depois como a vértebra caudal. Então, foi um momento de grande satisfação, um momento, eu diria, mágico, porque fósseis não são assim tão facilmente encontrados pelo Brasil”, relembra William em entrevista ao G1.

Foto: Museu de Paleontologia de Marília

Uma pequena amostra do que foi encontrado pelo paleontólogo está no Museu de Paleontologia de Marília, mas a maior parte foi para Brasília.

Segundo William, o fóssil encontrado mostra que o titanossauro era um animal grande. “[…] A gente tem um esqueleto desse dinossauro que está bem completo. […] Por volta de 50, 60, talvez 70% dos ossos estejam preservados. A gente sabe mais ou menos o tamanho dele, aproximadamente uns 15 metros de comprimento da ponta do focinho até a ponta da cauda, aproximadamente também uns três metros de altura”, explica.

Dino Titã

O fóssil recebeu o nome de Dino Titã e ficou famoso depois de sua história aparecer na novela “Cobras e Lagartos”, exibida pela Rede Globo em 2006.

Imagem ilustrativa de um titanossauro. (Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo)

“Os fósseis desse Dino Titã estão bem articulados, indicam que ele foi soterrado neste ponto. Isso ajudou na escavação e ajuda no entendimento de como foi esse titanossauro, quem era ele, o que ele estava fazendo aqui”, conta o paleontólogo.

E mesmo 10 anos depois da descoberta, as pesquisas com o fóssil continuam. Elas vão servir para entender não só o passado, mas também o futuro.

Além disso, a escavação também ajuda a descobrir várias informações sobre o ambiente da formação Marília há, mais ou menos, 70 milhões de anos. “Pode até alterar algumas informações propostas por alguns geólogos”, afirma William.

Foto: Museu de Paleontologia de Marília

Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Marília!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo!E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui