Não é de hoje que sabemos que o povo mariliense é caridoso e muitas pessoas dedicam parte de seu tempo para ajudar o próximo em situação de vulnerabilidade. E são projetos como o “Marmitas Solidárias”, realizado por um grupo de mulheres da Associação de Moradores do bairro Nova Marília, que fazem toda diferença na vida de mais de centenas de pessoas.
Mas para manter a ação social, é preciso muita dedicação, não somente para cozinhar e fazer as marmitas, mas, principalmente, para arrecadar alimentos. Sandra Farias, coordenadora do projeto Marmitas Solidárias, está em campanha para angariar doações que possam suprir a baixa do estoque de mantimentos.
“Estamos trabalhado sem estoque desde o final de março”, destacou a coordenadora que explicou ainda que tudo que recebem vem de doação. É algo muito inconstante e que nunca sabem o que vai chegar na semana.
“Costumamos dizer que é pobre ajudando pobre, porque muitas vezes nossas doações chegam de pessoas aqui do bairro, que doam um litro de óleo ou algo que faz manter firme nosso trabalho de amor e solidariedade a quem necessita”, ressaltou.
No entanto, o objetivo é que empresas e outras entidades possam ser doadores mensais e constantes que amenizem esta preocupação se terão ou não a quantidade necessária para fazer as mais de 700 marmitas que são entregues semanalmente.
Como surgiu
A iniciativa nasceu durante a pandemia quando muitas pessoas ficaram sem renda e sem alimento em suas casas, e um grupo de pessoas da Associação de Moradores pensou em como ajudar, “fazendo um corrente do bem ninguém fica sem”, e comida é uma necessidade básica como ressaltou a coordenadora.
As marmitas começaram a ser distribuídas e logo já passavam de quinhentas. São distribuídas duas vezes na semana para famílias cadastradas e moradores de rua, as refeições são preparadas e doadas às segundas e quartas-feiras.
Para selecionar quem irá receber as marmitas, foi feito um cadastramento das famílias carentes que é constantemente monitorado para saber se ainda necessitam do auxílio, já que o objetivo é suprir a fome durante o período de dificuldade das famílias que em muitos casos se encontram desempregados ou com pessoas doentes. Também são entregues aos moradores de rua da região.
Doações
Segundo a equipe de voluntárias, todo alimento é bem-vindo porque a falta é geral. “Precisamos de legumes, verduras, carnes, alimentos não perecíveis, qualquer coisa é bem-vinda, não somente de pessoa física mas principalmente das empresas que podem nos ajudar com quantidade maiores de alimentos”, comentam as voluntárias.
As doações podem ser levadas à sede da Associação de Moradores do Nova Marília, na rua Nair Rosilio Gutierrez, nº 65, Nova Marilia ou ligando para solicitar retirada pelo (14) 3417-6922. Outras informações podem ser adquiridas em contato com a coordenadora Sandra Farias pelo whatsapp (14) 997774579.
Bora ajudar, pessoal?
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]