Esse conteúdo é um oferecimento Univem, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Lins.

A cultura japonesa está muito presente em Lins. Sua manifestação enriqueceu muito a cultura local com o seu rico ritmo, crenças e costumes, melhorando a vida da população local. No intuito de preservar e fortalecer essa cultura, a Prefeitura Municipal de Lins disponibilizou o seguinte roteiro, contendo os principais pontos turísticos da cidade.

Templo Budista Taissenji Homom Butsuryushi

Em Lins desde 1951, com decoração e ornamentos baseados na arte japonesa, é a Matriz Espiritual dos outros templos desta religião existentes no Brasil. Mantém em seu interior o Museu Nissui Ibaraki, que funciona no prédio onde foi o primeiro templo construído em Lins e também o Memorial HBS, com fotos e dados de todos os papas desta religião budista. As visitas necessitam de agendamento prévio porém, a entrada é gratuita.

Foto: Reprodução

Endereço: Rua Nove de Julho, 50 – Centro Telefone: (14) 3522 2457

Museu Histórico de Lins

Inaugurado em 2012, a proposta de um museu participativo e democrático desde o seu planejamento fez com que ele fosse reconhecido pelo seu caráter inovador por diferentes grupos. A exposição permanente intitulada “A caminho do centenário”, retrata a cultura linense com a participação de toda a população. O Museu está no berço da cidade, a velha Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, onde a cidade começou, para retratar toda a história local. Dedica uma parte de sua exposição a cultura japonesa, muito presente na cultura local. Necessário verificar disponibilidade para visitação durante a pandemia.

Foto: Reprodução

Endereço: Rua Aureliano Resende de Andrade, n° 100 – Centro Telefone:(14) 3529 2302

Templo Budista Honpa Hongwanji

Com sede no antigo prédio da Rádio Clube de Lins, foi fundado em 1954. Hoje, a atual Sacerdotisa Chijo Okayama dá assistência religiosa a Lins e região, além disso, o Templo realiza dois grandes eventos, o Hanamatsuri (aniversário do Buda) em Abril e o Bon Odori em Agosto. As visitas precisam ser agendadas e são gratuitas.

Foto: Reprodução

Endereço: Rua Nove de Julho, 1455 – Centro Telefone: (14) 3522-3855

Tori e Rua Japonesa

Construídos para homenagear o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o projeto de autoria do arquiteto Kauê Obara Kurimori, contempla alguns elementos característicos do Japão, como: o portal Tori, que representa para os japoneses não apenas a passagem do corpo no espaço, mas também a transposição espiritual, os postes de iluminação decorativa trazem uma versão para o mobiliário urbano da lanterna japonesa “Lanterna Couchin” e o paisagismo é contemplado no jardim japonês.

Foto: Reprodução

Endereço: Rua Rodrigues Alves – Centro – Calçadão Tancredo Neves

Memorial Comemorativo aos 100 Anos da Imigração Japonesa em Lins

Monumento projetado pelo arquiteto Ken Mabe que nasceu em Lins, com desenho de seu filho, o artista plástico Dan Mabe. A obra mostra de forma estilizada o sol nascente, o pé de café e a mãe segurando o filho nos braços.

Endereço: Rua Olavo Bilac X Rua XV de Novembro – Praça IV Centenário

Praça e Monumento Nissui Ibaragui

Inaugurada em 1997 e revitalizada em 2010, esta praça é uma homenagem ao introdutor do budismo em Lins, Monge Nissui Ibaragui. Possui um monumento em homenagem ao monge e anualmente, no mês de março, é realizado neste local o Recital Nissui Ibaragui. O evento é organizado pelo Templo Taissenji de Lins.

Endereço: Rua Dom Lucio X Rua João Carrelli – Vila Alta


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui