Tá com saudades de festa junina?

Para comemorar dia do chocolate nada melhor do que uma receita tipicamente mineira! Aprenda a fazer o tradicional chocolate quente, com a receita original utilizada nas festas juninas de minas!

Se não podemos ir as festas juninas, elas vêm até nós. Então hoje, dia do chocolate, aprenda a fazer o delicioso chocolate quente das tradicionais quermesses mineiras.

Hoje é o dia do chocolate! E cá entre nós, o trem bão sô! Para esquentar o friozinho e aquecer a alma! Portanto essa delicia é muito comum de ser encontrada nas quermesses de nossa região (as festinhas destes meses de junho e julho normalmente de igrejas ou escolas). É uma tradição que esse ano infelizmente ficamos sem. Mais calma! Conseguimos uma receita pra matar a saudade e também comemorar o dia do chocolate em casa!

  • Lista de ingredientes
    • 2 litros de leite
    • 2 colheres de sopa de amido de milho
    • 6 colheres de sopa de chocolate em pó 50% de cacau (não use achocolatado para essa receita)
    • 1/2 xícara de açúcar
    • 1 pitada de sal.
Maria Emília uma das responsáveis pelo chocolate quente que é servido durante as festividades de Nossa Senhora do Carmo. Foto: Romulo Nascimento

Nossa essa receita quem nos ensina é Sra Maria Emília Carvalho Nascimento, uma das responsáveis por fazer essa e outra receita na festa da Comunidade de Nossa Senhora do Carmo que fica no bairro Eldorado em Leopoldina. Ela nos contou que aprendeu com Dona Leda, que também fez por muito tempo a mesma receita em outras quermesses da cidade. Assim a receita vai passado de geração por geração e fazendo que não se perca na historia. Bem voltemos ao modo de preparo!

Primeiro ligue o fogo e coloque o leite. Dissolva o amido de milho com um pouco de leite e usando a uma peneira para retirar os grumos volte a mistura pra o restante do leite. Faça o mesmo processo com o chocolate em pó. Depois espere levantar fervura e acrescente o açúcar. Misture bem, deligue o fogo e coloque uma pitada de sal. Ai é só partir pro abraço! Tradicionalmente ele é muito servido com biscoitinhos fritos.

Uma delicia para os dia mais frios
Assista o passo a passo pra não errar.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão de pauta em Leopoldina e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui