Nossa história se inicia no norte da Itália!

No pequeno vilarejo chamado Meolo, na província de Veneza, na região de Vêneto.

No pequeno local a pequena família de agricultores, os Moretto trabalhavam duro. Vicente Moretto e Teresa Ricetto Moretto possuíam cinco filhos, três meninos e duas meninas e enfrentavam de frente a luta contra a crise econômica que se iniciava na década de 1870.

A nação italiana sentia na pele os apertos econômicos, o que resultou numa grande imigração para terras brasis.

Meolo, em Vêneto, província de Veneza, Itália.

O novo começo

Em 1888, logo após a lei abolicionista ser instituída no nosso país, a casa Moretto pisou em nossas terras, e em sua mala traziam um novo começo.

Não sabemos precisamente como e por quais caminhos os Moretto traçaram até chegarem a Lençóis!

É estimado que a família havia desembarcado de um dos vários navios a vapor no porto de Santos, e provavelmente tiveram seus momentos na Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo!

Primeiro encontro da família Moretto, descendentes, 1994 – Reprodução: Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba!

Primeiras raízes!

E de lá seguiram para o interior, onde procuravam continuar seus trabalhos rurais, seguindo a onda cafeeira que se espalhava pelo estado.

Foi assim que Vicente e Teresa plantaram suas primeiras raízes na pequena São Manuel do Paraíso, ou como conhecemos hoje, São Manuel.

E foi ali onde seu trabalho duro gerou frutos, que puderam ser colhidos e transformados nas primeiras terras da família, não mais na terra da música sertaneja, mas sim na jovem Lençóis Paulista!

Cachoeirinha com café!

As terras adquiridas em uma área distante do centro da cidade eram na Cachoeirinha, hoje, o bairro foi engolido pelo crescimento urbano e se tornou até mesmo uma área central da cidade!

Na época diversas famílias se instalavam na região, que funcionava como uma colônia!

Ali a casa Moretto fez seu lar, derrubaram os altos matagais que cobriam a região e roçaram suas terras, as tornando férteis, e assim iniciaram seu plantio de café!

“Os Moretto ficaram lá até se formarem. Colocaram máquina de beneficiar café e trabalharam bastante! Depois cada um tomou e criou sua própria família e seguiu para um lado!” – Cecília Moretto Biral, bisneta de Vicente Moretto.

Serafina Placca Moretto, esposa de José Moretto, e membros da família, Cachoeirinha, 1950. – Reprodução: Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba!

Mudança de plantio!

A maior parte do sustento dos moradores da Cachoeirinha era devido ao plantio de café.

Os trabalhadores e moradores das terras faziam seu plantio e colheita e depois armazenavam, e em carroças levavam até a Estação da Ferrovia Sorocabana, onde toda a colheita era armazenada até atingir a carga ideal para ser anexada ao trem.

E de lá era levada para Santos, onde era vendida.

Fato esse que foi transformado após a Crise de 1929, onde os grãos desvalorizaram e logo os trabalhadores da área tiveram que procurar opções.

E foi assim que o plantio de cana-de-açúcar tomou conta do local, e com ele o surgimento de um pequeno engenho!

Joana Castelhano Martins Moretto, Walter Moretto, Serafina e Diogo a frente, ainda crianças e Nivaldo e Lourivaldo na Cachoeirinha, 1950. Reprodução: Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba!

O primeiro carro da cidade!

Muito da fama dos Moretto acabou se vindo de dois fatos: Um médico importante e o primeiro automóvel da cidade!

Em 1920, Seo Antonio e Dona Dolores Moretto reuniram suas economias frutos da agricultura e adquiriram o que se tornaria um marco na cidade! O primeiro automóvel de passeio!

Apaixonado pelas tradições italianas, Antonio viveu sua vida dedicando-se ao plantio, e a sua fé, e Dolores focou seus anos na solidariedade e auxilio a famílias mais pobres!

E fruto desse casal vieram Horácio, Alexandre e José, esse último foi o fundador da madeireira e da conhecida casa de materiais para construção, ambas que carregavam o nome da família em homenagem!

O lendário Ford 1920 de Seo Antonio Moretto, o incônico primeiro veículo de passeio de Lençóis Paulista! – Reprodução: Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba!

Dr. Moretto!

Outro que se tornou referência dos avanços que essa família trouxe a partir da Vila Cachoeirinha foi Marco Moretto, que viveu sua vida toda no bairro e em sua juventude se mudou para Botucatu em busca de melhor educação!

E de lá foi para o Rio de Janeiro, onde se formou em Medicina.

Após formado trabalhou duro para reembolsar seus irmãos que investiram em sua educação pois acreditavam que seria um sucesso!

Pouco tempo depois se casou com Ivanise Orsi, outra grande família da nossa região, mas essa é outra história!

O casal se estabeleceu em Macatuba, nossa cidade irmã onde atuou por anos na saúde pública, até retornar a Lençóis onde viveu até seus últimos dias.

A Vila Cachoeirinha hoje!

O legado

A trajetória da família Moretto moldou os rumos da agricultura Lençoense. Transformaram o foco do plantio, inovaram em maquinário, agiram como comerciantes e influentes entre o povo.

É inegável que seu legado é eterno!

E eu tenho certeza, que se você olhar com cuidado, entre seus amigos, com certeza tem um Moretto, descendente direto desses corajosos imigrantes que fizeram Lençóis Paulista ser grande como é hoje!

Fica aqui o nosso eterno agradecimento aos pioneiros da Princesinha dos Canaviais!

Seo Antonio Moretto, o lendário proprietário do Ford 1920. Reprodução: Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba!

Gosta desse tipo de conteúdo histórico?

Conta aqui pra gente qual família ou bairro você quer ler a seguir!

Fonte de consulta e pesquisa histórica: Grandes Famílias de Lençóis e Macatuba – Projeto: Moisés Rocha, Texto: Marcos Paulo da Silva e Conceição Giglioli Carpanezi – Editora Folha Popular.

______________________________________________________________________________

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Lençóis Paulista? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

E se você conhece alguma história de Lençóis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou nos chame nas redes sociais!

#solutudodebom!

4.2/5 - (12 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Faltou filho do meu bisavô Antônio moretto
    Está faltando meu avô Henrique Moretto
    E mais outros filhos e filhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui