Bruno Galli sempre foi apaixonado por música.

Desde criança dividia seu tempo entre jogar futebol com os amigos e focar nos estudos musicais!

Bruno com uma de suas criações!

O primeiro contato

Aprendeu a tocar ainda em Macatuba, cidade que nasceu e viveu seus primeiros 20 anos de vida, onde se aprofundou nas habilidades e técnicas de violão.

Ainda na adolescência conheceu um Luthier de São Paulo, porém ainda não tinha contato nem sonho de ser um responsável por criação de instrumentos.

“Não passava pela minha cabeça ser luthier, na verdade sempre dizia que iria trabalhar com música, mas não sabia com o que”

O artista!

Mas o que é um Luthier?

O termo “luthier” possui origem francesa!

Designava os construtores de um antigo instrumento medieval denominado alaúde, que em francês se diz lute, daí a origem do termo.

Os primeiros registros da profissão são ainda do século XVIII, embora se acredita que ela possa ser ainda mais antiga.

O luthier mais famoso da história foi Antônio Giacomo Stradivari, criador dos violinos Stradivarius, que hoje valem milhares, e até milhões de dólares.

Bruno durante a criação de uma de suas lindas peças!

O próprio Bruno explica aqui nesse vídeo um pouco mais sobre o que ele faz em sua oficina:

A mudança!

Foi então que com 19 anos se matriculou em um curso de Luteria em Curitiba, Paraná.

E após 3 anos, em 2014 se formou como Luthier e iniciou em sequencia a mudança para Lençóis, afinal já namorava uma moça da cidade e desejava completar sua família.

Também possuia amigos, e passava muito tempo por aqui, se sentindo um legítimo Lençoense!

Então naquele ano se mudou e abriu em casa sua própria oficina de luteria e não parou mais!

 “Gosto de trabalhar em casa, dessa comodidade, facilidade!”

O artesão trabalhando.

Trabalhando duro!

E desde 2015 realiza a construção artesanal de centenas de instrumentos, como violão de nilon, de aço, violas, ukulele, cavaquinhos, realiza também regulagens!

No início realizava restauros técnicos de instrumentos, porém demandava muito tempo, o que consumia o tempo dos violões de nilon, que são sua grande paixão.

Sempre trabalhando sozinho, prefere manter o controle em suas mãos!

“Com funcionários a oficina se tornaria uma loja, coisa que eu não foco nisso, sequer recebo clientes presencialmente! Quase todos vem online! ”

Fazendo seu nome!

Nas redes sociais sua fama se espalhou, atingindo regiões longínquas com um nome de imponência!

E logo foi convidado a palestrar Terceiro Festival de Violão, em Passo Fundo no Rio Grande do Sul em um Workshop da área, o que abriu as diversas portas para ele naquele mercado!

Tendo ainda dois de seus violões sendo “experimentados” por Renato Serrano, um grande músico e especialista na área!

O musico Renato Serrano testando seu instrumento!

Por todo o país!

E que logo sua fama foi expandindo!

E hoje o trabalho atinge músicos profissionais de todo o país!

 “Já vieram clientes de Minas para testar o violão antes da compra, apenas pelo desejo de conhecer! Hoje músicos de universidades já tocaram meus instrumentos e indicaram e isso fez com que pessoas viessem até mim!”

Qualidade sonora!

Confira uma gravação da música “La Última Canción”, de Augustin Barrios, realizada no estúdio Faria & Friends na cidade de São Paulo!

A peça é tocada pelas mãos do musicista Waldir Júnior que durante a gravação o músico utilizou uma das lindas peças produzidas por Bruno.

Materiais inovadores!

O futuro para Bruno é certo: Aprimorar seus conhecimentos, se tornar ainda maior.

As ferramentas de um Luthier são caras, e o artista planeja investir em um futuro próximo através das economias e vendas que realiza agora!

E ainda tem planos de construir instrumentos históricos, como guitarras barrocas do período renascentista, até os mais icônicos!

Até o espaço!

E também sonha em trabalhar com produtos mais modernos como Fibra de Carbono e Normex, um material inovador que chega ser utilizado em espaçonaves!

“Quero me aperfeiçoar, conhecer materiais novos, trabalhar com novos tipos de madeira, talvez exóticas! Eu vivo do meu trabalho! Perrengues aconteceram, mas estou estável! E com um nome reconhecido!”

Acompanhe!

Para conhecer o trabalho impecável do Bruno você pode segui-lo na sua página do facebook ou no seu perfil no instagram e ainda conhecer cada detalhe dessa arte linda acompanhando seu canal no YouTube.

E confira esse processo de produção de uma das peças!

E você já conhecia os trabalhos incríveis do Bruno?

Conta aqui pra gente sua música favorita no violão! 😉

________________________________________________________________________________

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Lençóis Paulista? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

E se você conhece alguma história de Lençóis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou nos chame nas redes sociais!

#solutudodebom!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui