Que Lençóis Paulista é apelidada de Cidade do Livro, inclusive contamos a história por trás deste título recentemente, já sabemos. Porém, você sabia que a nossa cidade já recebeu muitos outros apelidos curiosos?
Confira:
Boca do Sertão
Durante o século XIX, nossa cidade se destacava no estado, o motivo? Ser o último povoamento antes da região conhecida como Sertão do Oeste, ou seja, na Boca do Sertão.
O território se fez um abrigo e descanso para pioneiros em suas expedições rumo ao Mato Grosso, inclusive sendo possuidora de territórios longínquos que hoje são cidades independentes.
Terra da Cachaça
Dezenas de alambiques e engenhos de cana-de-açúcar se espalhavam pela região no início do século XX, a um nível que a cidade começou a exportar suas produções para todo o país e se tornou referência, daí veio o apelido Terra da Cachaça.
Princesa dos Canaviais
No início da década de 1960, a expansão de plantio de cana-de-açúcar tomou dezenas de terras da região, cercando a cidade da fonte açucareira. E apesar de a indústria de cachaça estar em decadência na época, a industrialização sucroenergética e atividades alimentícias relacionadas ao alimento cresciam a todo vapor, logo a cidade ficou conhecida como a Princesa ou Princesinha dos Canaviais.
Menina dos Olhos da Indústria
Com a expansão agrícola e industrial no final da década de 1990 e início dos anos 2000, a cidade se tornou um imã de empresas, indústrias de larga escala e empreendimentos que se tornaram destaque em todo o Brasil, como o setor alimentício e de produção de papel. E, assim, Lençóis começou a ser vista como a cidade que todos os olhos do estado se voltavam com desejo de investir.
Eixo Caipira do Agronegócio
A vasta indústria lençoense é muito diversa e possui dezenas de setores. Estes que colocaram Lençóis Paulista no topo da região que o Estado de São Paulo reconhece como “eixo caipira do agronegócio”, sendo por vezes atribuído o título da região a própria cidade.
Terra de Orígenes Lessa
O nome é autoexplicativo. De fato, esta é a cidade que Orígenes se orgulhava em ter nascido e vivido e, por isso, se empenhou tanto em movimentar a cultura. Principalmente, a literatura em Lençóis Paulista.
Cidade e Capital do Livro
Em uma de suas diversas visitas, Orígenes Lessa trouxe consigo um escritor famoso que acabou cunhando o apelido “oficial” de Lençóis, a Cidade do Livro, porém isso não bastou e em 2017 foi lançado o projeto de Lei Nº 8.718 na Câmara dos Deputados que atribuiu a nossa cidade o título de Capital Nacional do Livro.
Leia também: O dia que Orígenes Lessa transformou Lençóis Paulista na Cidade do Livro
Leia também: Qual será a verdadeira? As conflitantes origens do nome Lençóis Paulista
Você conhece mais algum apelido?
Conte para nós nos comentários!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!
E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para [email protected]!
Ou
Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:
Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!
#solutudodebom!