Que Lençóis Paulista é apelidada de Cidade do Livro, inclusive contamos a história por trás deste título recentemente, já sabemos. Porém, você sabia que a nossa cidade já recebeu muitos outros apelidos curiosos?

Confira:

Boca do Sertão

Durante o século XIX, nossa cidade se destacava no estado, o motivo? Ser o último povoamento antes da região conhecida como Sertão do Oeste, ou seja, na Boca do Sertão.

O território se fez um abrigo e descanso para pioneiros em suas expedições rumo ao Mato Grosso, inclusive sendo possuidora de territórios longínquos que hoje são cidades independentes.

Cachoeira do Borin - Guia Interior SP
Cachoeira do Borin – Autor: Desconhecido via Guia do Interior

Terra da Cachaça

Dezenas de alambiques e engenhos de cana-de-açúcar se espalhavam pela região no início do século XX, a um nível que a cidade começou a exportar suas produções para todo o país e se tornou referência, daí veio o apelido Terra da Cachaça.

Barris Para Envelhecimento De Cachaça Fonte: Destilaria em Lençóis Paulista-SP, 2018.
Barris Para Envelhecimento De Cachaça em Destilaria de Lençóis Paulista, 2018. Foto: Raquel Nakazato Pinotti

Princesa dos Canaviais

No início da década de 1960, a expansão de plantio de cana-de-açúcar tomou dezenas de terras da região, cercando a cidade da fonte açucareira. E apesar de a indústria de cachaça estar em decadência na época, a industrialização sucroenergética e atividades alimentícias relacionadas ao alimento cresciam a todo vapor, logo a cidade ficou conhecida como a Princesa ou Princesinha dos Canaviais.

Primeira fábrica que produz celulose a partir da palha da cana é inaugurada  em SP - Revista Globo Rural | Agricultura
Foto: Editora Globo

Menina dos Olhos da Indústria

Com a expansão agrícola e industrial no final da década de 1990 e início dos anos 2000, a cidade se tornou um imã de empresas, indústrias de larga escala e empreendimentos que se tornaram destaque em todo o Brasil, como o setor alimentício e de produção de papel. E, assim, Lençóis começou a ser vista como a cidade que todos os olhos do estado se voltavam com desejo de investir.

Usina São José / Zillor – Foto: Divulgação.

Eixo Caipira do Agronegócio

A vasta indústria lençoense é muito diversa e possui dezenas de setores. Estes que colocaram Lençóis Paulista no topo da região que o Estado de São Paulo reconhece como “eixo caipira do agronegócio”, sendo por vezes atribuído o título da região a própria cidade.

Vista aérea da fábrica de nova geração, Projeto Star / Acervo Bracell

Terra de Orígenes Lessa

O nome é autoexplicativo. De fato, esta é a cidade que Orígenes se orgulhava em ter nascido e vivido e, por isso, se empenhou tanto em movimentar a cultura. Principalmente, a literatura em Lençóis Paulista.

Orígenes Lessa – Foto: Autor Desconhecido via Famosos que Partiram

Cidade e Capital do Livro

Em uma de suas diversas visitas, Orígenes Lessa trouxe consigo um escritor famoso que acabou cunhando o apelido “oficial” de Lençóis, a Cidade do Livro, porém isso não bastou e em 2017 foi lançado o projeto de Lei Nº 8.718 na Câmara dos Deputados que atribuiu a nossa cidade o título de Capital Nacional do Livro.

Cidade Lençóis Paulista também conhecida como Cidade do Livro (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Leia também: O dia que Orígenes Lessa transformou Lençóis Paulista na Cidade do Livro

Leia também: Qual será a verdadeira? As conflitantes origens do nome Lençóis Paulista


E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


Você conhece mais algum apelido?

Conte para nós nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para [email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

5/5 - (1 voto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui