Os Jogos Regionais do Idoso (Jori) estão sendo realizados esse ano em Lençóis Paulista, de 17 a 23 de setembro. O evento, que acontece anualmente, visa incentivar a atividade física na terceira idade.

Os jogos, além da promoção de boas práticas para a saúde, ainda estimulam a construção de relacionamentos entre os idosos. Ou seja, além de aumentar sua vitalidade, a disputa  propicia a inclusão da pessoa idosa em nossa sociedade.

Outro aspecto importante da competição, é a movimentação da economia na cidade que a recebe. Durante os cinco dias, passarão cerca de 2000 competidores de comissões técnicas de 37 cidades diferentes por Lençóis Paulista.

O Jori é organizado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura da cidade sede. Este ano, colaboraram com a construção do evento a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista e a Secretaria de Esportes e Recreação.

Natação é uma das modalidades da competição que reúne idosos nos JORI 2019 (Foto: Reprodução/Prefeitura de Lençóis Paulista)

A competição

Os jogos envolvem 14 modalidades diferentes. São elas: vôlei adaptado, truco, buraco, damas, malha, tênis, tênis de mesa, bocha, natação, dança de salão, coreografia, xadrez, dominó e atletismo.

As disputas foram divididas entre os gêneros masculino e feminino e o chaveamento distribuído ao longo dos cinco dias de competição. Nem todas as cidades conseguem levar representantes de todas as modalidades, mas as disputas e ranqueamento são feitos normalmente.

Os jogos são realizados em quadras espalhadas por toda a cidade. As delegações se dirigem para cada praça dependendo do chaveamento, que é divulgado na página de notícias da prefeitura.

Ao final, as duas equipes que ocuparem a melhor posição em cada modalidade serão classificadas para os Jogos Abertos da Terceira Idade.

A cidade sede do Jori 2019 participa do evento com 102 representantes, entre atletas e dirigentes. Além dos jogos este ano, a cidade também recebeu as edições de 2017 e 2018 da competição e receberá os Jogos Regionais em 2020.

JORI 2019 | Confirmadas a participação de 37 municípios.Após meses de trabalho, Lençóis Paulista se prepara para…

Posted by Anderson Prado on Thursday, September 12, 2019

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui