Você gosta de cogumelos? Uma moradora de Lençóis Paulista, Gracineia, ou Gra, como é apelidada, teve a grande ideia de fazer um cultivo em sua casa e vende-los. Você já experimentou? 🍄🍄

Gra em uma parte do seu cultivo de cogumelos

A história dos cogumelos

Alguns registros dizem que o primeiro cultivo de cogumelos da história foi na China, no século VI. Com o passar dos anos foi desenvolvendo vários tipos e o mundo foi conhecendo o cogumelo. No Brasil, os mais consumidos são o champignon, o shitake e o shimeji. Quem consome, pode comer ele em pizzas, polentas, lanches e também no strogonoff. 😋

Realizando sonhos

Muito antes de cultivar cogumelos, Gracineia foi funcionária pública por 23 anos, até 2014. Sempre sonhou, desde a sua infância, em ser bióloga, e não desistiu de seu sonho. Com 40 anos, ela se graduou e viu seu sonho de menina se realizar, além de ter novos trabalhos e experiências com o que gosta.

“Durante minha formação, trabalhei com tartarugas marinhas, golfinhos, primatas, fiz intercâmbio no México, onde trabalhei com microalgas, mas sempre adorei cultivar plantas e hortaliças.”

O início do cultivo

Durante a última edição do Agrifam, um evento de agricultura que foi realizado em Lençóis Paulista, a bióloga viu uma exibição de uma mostra de trabalho envolvendo cogumelos, do grupo da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), e se interessou bastante.

“Eu já tinha ouvido falar e achei muito interessante a forma de cultivo.”

Por já morar na Zona Rural há muito tempo, o que não faltava para Gra era espaço para poder trabalhar e desenvolver seu novo cultivo. E após a ideia, pesquisou bastante sobre cogumelos e o consumo deles entre os moradores da cidade e região.

“Descobri que aqui na cidade não havia produtores e que muitas pessoas ainda não consumiam e nem sequer conheciam cogumelos.”

Cogumelos do Cultivarte

Cultivarte Cogumelos

Além de ser uma novidade em Lençóis Paulista, Gra reparou o grande crescimento no número de pessoas com uma alimentação vegana, sendo o cogumelo um dos principais substitutos da carne e também ter um alto valor nutritivo.

Após as pesquisas, Gra fez um curso de especialização e, com a ajuda de seu marido, iniciou a construção de uma estufa, realizando logo após, em fevereiro de 2019, seu cultivo, chamado de Cultivarte Cogumelos. 🍄

Eu quero!

Ficou com vontade de experimentar um cogumelo do Cultivarte? Faça sua encomenda e agende pelo Whatsapp, o número é (14) 99169-3970. Todo o cultivo de cogumelo é feito de forma artesanal, orgânica e livre de agrotóxicos. Uma alternativa saudável e deliciosa.

Produtos à venda pelo Cultivarte Cogumelos:

  • Shimeji branco (bandeja com 200g);
  • Shimeji branco (pacote com 1kg);
  • Portobello (bandeja com 200g);
  • Shitake inteiro (pacote com 1kg);
  • Champignon de Paris (bandeja com 200g);
  • Shitake fatiado (bandeja com 200g);
  • Shitake inteiro (bandeja com 200g);

Fotos: Cultivarte Cogumelos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui